Com foco no desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos, município destaca avanços na educação, por meio do Plano Municipal pela Primeira Infância e de parcerias inovadoras
Caucaia vem consolidando seu compromisso com o cuidado e o desenvolvimento integral das crianças na Primeira Infância, fase que compreende os primeiros seis anos de vida e é decisiva para a formação emocional, social e cognitiva do ser humano. Durante o mês de agosto, a Prefeitura intensifica ações voltadas à infância, reforçando políticas públicas intersetoriais que promovem uma cidade mais justa, acolhedora e preparada para os pequenos.
Entre os principais marcos da gestão está o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), lançado em 2022. Construído de forma participativa e com vigência até 2031, o documento orienta estratégias articuladas entre as secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Trabalho, Esporte e Juventude, além do Instituto do Meio Ambiente (IMAC), Conselhos Tutelares e representantes da sociedade civil. O objetivo é promover o pleno desenvolvimento das crianças em todas as dimensões da vida, desde os primeiros anos.
A secretária municipal de Educação, Camila Bezerra, reforça que a prioridade à Primeira Infância exige compromisso e sensibilidade. "Cuidar das nossas crianças é garantir um futuro mais justo. Por isso, temos investido em uma educação que acolhe, promove vínculos afetivos seguros e proporciona experiências significativas de aprendizagem desde a creche", afirmou.
Além do PMPI, Caucaia integra o programa internacional Urban95, que estimula cidades do mundo inteiro a se planejarem a partir da perspectiva de uma criança com 95 cm de altura. Isso significa pensar em espaços públicos, mobilidade urbana, acessibilidade e convivência com foco nas reais necessidades das crianças pequenas e de seus cuidadores.
A atuação de Caucaia demonstra que políticas públicas eficazes para a infância só se constroem com diálogo, escuta ativa e articulação entre diferentes áreas da gestão. Em agosto, esse trabalho ganha ainda mais visibilidade, reforçando a importância de olhar para a infância como prioridade permanente.