Evento oferece oportunidade de geração de renda para dezenas de empreendedores, com destaque para os trabalhadores que atuam no setor de alimentação
Foto: Marcos Vasconcelos/ Prefeitura de Caucaia
Mais do que uma grande festa popular, o Chitão de Caucaia 2025 cumpre um papel importante na valorização da economia local e no incentivo ao empreendedorismo da cidade. Realizado nos dias 25, 26 e 27 de julho, no Estádio Raimundão, o evento oferece oportunidade de geração de renda para dezenas de empreendedores, com destaque para os trabalhadores que atuam no setor de alimentação.
Ao todo, dezenas de barraqueiros foram credenciados para comercializar seus produtos durante o evento, garantindo uma ampla variedade de comidas, bebidas, sobremesas e brinquedos para o público. A seleção incluiu tanto permissionários com ponto interno quanto os localizados na área externa do estádio.
Espetinhos, batata frita, pratinho regional, cachorro-quente, açaí, doces e salgados estão entre as especialidades ofertadas. O evento também contará com espaços de lazer voltados ao público infantil e uma estrutura preparada para receber toda a família.
A cozinheira Francisca da Silva Ribeiro, 64, mais conhecida como Lene, está comercializando comida típica nos três dias de Chitão. Pouco após as 23 horas de sábado, já estava esgotando os produtos. Graças a Deus, está sendo maravilhoso. Está melhor do que as expectativas. Eu e meu esposo estamos batalhando pela aposentadoria. Então é um complemento importante que vem numa hora boa", afirmou.
A comerciante Maria Beatriz Teixeira dos Santos, de 47 anos, é um exemplo da força do empreendedorismo popular em Caucaia. Há quatro anos, ela atua vendendo refeições em festas e eventos, inspirada pelo trabalho do pai, também barraqueiro. "Comecei ajudando ele, gostei e não parei mais. Hoje vendo linguiça calabresa, camarão, carne de sol com creme de batata e até strogonoff", conta orgulhosa.
Mãe de cinco filhos e avó de três netos, Beatriz vê no Chitão uma oportunidade de aumentar sua renda e fortalecer o sonho de abrir o próprio restaurante. "Eu amo o que faço. Essa ajuda é muito importante pra gente que vive do trabalho em eventos. No mês que vem estarei em Itapipoca também. Mas aqui em Caucaia a expectativa é das melhores", afirma.
Ao fomentar a economia criativa e gerar oportunidades para os pequenos empreendedores, o Chitão de Caucaia reafirma seu compromisso com o desenvolvimento social e econômico da cidade, movimentando o comércio informal e contribuindo diretamente com a renda de muitas famílias.