A Escola Francisco Alves de Paiva, que é uma escola do campo, valoriza o aprendizado prático, o vínculo com a comunidade e o uso sustentável dos espaços escolares
A Escola Francisco Alves de Paiva, localizada na comunidade de Boqueirão dos Cunhas, foi selecionada no resultado preliminar do Edital Nº 2/2025 ~ Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação em Tempo Integral. A unidade, que é uma escola do campo, concorreu com o projeto "Tempo Comunidade: Quintal Produtivo ~ Aprender Fazendo", que valoriza o aprendizado prático, o vínculo com a comunidade e o uso sustentável dos espaços escolares.
O projeto envolveu 68 estudantes do ensino fundamental, promovendo vivências educativas baseadas na valorização do saber local, na troca de conhecimentos e na construção de uma identidade escolar fortalecida por princípios pedagógicos sólidos. Os estudantes foram incentivados a validar suas práticas pedagógicas, compartilhar aprendizados e inspirar outras escolas a adotarem modelos mais eficazes de educação integral.
Apenas oito municípios cearenses avançaram para a fase nacional da seleção. Em todo o Brasil, 125 experiências foram escolhidas para compor a Mostra Nacional, que será realizada em outubro, em Brasília.
O projeto da Escola Francisco Alves de Paiva foi selecionado dentro do Eixo 3 do edital, que aborda território, culturas e saberes. A proposta pedagógica combina teoria e prática com foco em agroecologia, sustentabilidade e segurança alimentar, incentivando os alunos a aplicar, de forma autônoma e protagonista, os conhecimentos escolares nos espaços da comunidade.