No ano de 2021, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), deu início ao Programa Municipal de Capacitação para o Desenvolvimento Rural. Uma série de cursos voltados para a aprendizagem de técnicas de produção e procedimentos agrícolas. Dolma Consciente, Avicultura Básica, Tratorista, Bovinocultura, entre outros. Nesta segunda-feira (31), a Secretaria abriu cadastros para um novo ano de cursos para beneficiar os moradores do campo. "A partir de hoje, vamos receber todos os líderes de associações comunitárias rurais, para uma inscrição prévia nos cursos que a SDR deve oferecer neste ano de 2022. Após o cadastro, os técnicos da Secretaria irão visitar as comunidades e analisar qual curso mais indicado para aquela região", disse Sebastião Conrado, Secretário de Desenvolvimento Rural.
A primeira comunidade a realizar o cadastro foi a Associação Comunitária do Feijão e Cidade Nova, localizada na região da BR 020. Os membros da diretoria da instituição compareceram na sede da SDR e solicitaram a realização do "Curso de Aquarismo e reprodução de peixes ornamentais" que será realizado na própria comunidade focando o público juvenil. "Estamos aqui com a equipe da Associação, para levarmos para a comunidade do Feijão e adjacências cursos e capacitações diretamente da SDR", disse Lutemberg Feitosa, presidente da Associação Comunitária do Feijão e Cidade Nova (ACFECN)
Os cursos são realizados em parceria com grandes instituições, como o Senar, Banco do Nordeste, escola de Gastronomia do Ceará, entre outras. A Coordenadora de Capacitação da SDR, Rejane Mendes, ressalta a importância da realização deste programa na zona rural do município: "Nosso principal objetivo é promover o desenvolvimento da nossa cidade, e através desse estímulo iremos colocar o campo rumo a um desenvolvimento sustentável".
O órgão continua recebendo as associações para as inscrições. Basta se dirigir à sede da SDR, na Rua Coronel Correia, 2214. "Pretendemos formar pelo menos 500 pessoas nas mais diversas áreas durante este ano. Serão mais de 20 cursos em 2022", finaliza o secretário Sebastião Conrado.