Realizada pelo Imac, formação envolveu servidores de diferentes secretarias e órgãos da administração municipal, com foco no protocolo de acompanhamento do nascimento dos animais
Foto: Marcos Vasconcelos / ASCOM Prefeitura de Caucaia
A Prefeitura de Caucaia, por meio do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac), realizou, na última semana, a capacitação de protocolo de acompanhamento do nascimento de tartarugas marinhas no litoral de Caucaia. Com o objetivo de alinhar ações integradas de segurança e monitoramento dos ninhos, a formação envolveu membros do Grupamento de Polícia Ambiental de Caucaia (GPPAM), da Coordenação dos Guarda-Vidas de Caucaia, da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal de Segurança Pública (SSP) e Secretaria Municipal de Turismo (SETUR).
"O engajamento das secretarias e órgãos da administração é essencial para a proteção desse importante ecossistema e para a conscientização de toda a comunidade sobre a importância da preservação das tartarugas marinhas, que são um símbolo da nossa biodiversidade", defendeu o presidente do Imac Felipe Ribeiro.
Caucaia registrou, desde fevereiro deste ano, mais de mil nascimentos de tartarugas-de-pente. Atualmente, o Imac monitora cerca de 131 ninhos distribuídos em todo o litoral da cidade.
"A ideia da capacitação é orientar os servidores de órgãos e secretarias parceiras sobre como devemos proceder no acompanhamento desses ninhos. É preciso um trabalho bem alinhado, organizado, para que a população possa contemplar esse momento sem que isso represente uma ameaça às tartarugas", afirmou Thiago Menezes, coordenador do monitoramento de tartarugas marinhas do Imac.