Com o projeto "Transformando Vidas", a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST), foi contemplada no edital Fundos da Infância e da Adolescência do Itaú Social. Essa é a primeira vez que o município consegue a aprovação de um projeto social junto ao órgão.
O projeto contemplado irá elaborar um diagnóstico que servirá como base para o planejamento estratégico de ações que buscam diminuir os casos de ameaças e/ou violações de direitos sofrida por crianças e adolescentes. "Este projeto deve fomentar o planejamento de políticas públicas voltadas para as necessidades da criança e do adolescente. Nosso objetivo é produzir o fortalecimento de uma efetiva rede de defesa e proteção da infância e adolescência", disse Natécia Campos, Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST).
Izabel Calado, Subsecretária da SDST, revela que, após essa aprovação, o projeto começará a ser colocado em prática. "Com a validação por parte do Instituto Itaú vamos dar início ao nosso plano de ação que prevê a montagem e reunião com as equipes que irão integrar o Transformando Vidas, planejamento e discussão acerca do questionário a ser submetido, enfim, uma série de procedimentos de fase inicial do nosso projeto", revela.
Para Erick Aragão, Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caucaia (COMDICA), "a aprovação de um projeto com a Fundação Itaú é uma vitória para o município de Caucaia. O diagnóstico da situação geral das crianças e adolescentes será o ponto de partida para a elaboração das políticas públicas adequadas ao município, que trará bons frutos para toda a sociedade e para o povo caucaiense", disse. "Agora, as crianças e adolescentes de Caucaia serão, de fato, ouvidos", finaliza Natécia Campos.