Iniciativa visa valorizar os profissionais da saúde e fortalecer os serviços prestados à população
Na foto, o diretor financeiro da Saúde, Rodrigo Garcia, a presidente da Associação dos Agentes de Saúde, Delivânia Silva, e o secretário executivo da Saúde, Glai Jones Feitosa
A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Saúde, deu um importante passo na valorização dos profissionais que atuam na área da saúde. O prefeito Naumi Amorim autorizou, nessa quinta-feira (06/02), a assinatura do termo de repasse que destina um abono pecuniário aos agentes comunitários de saúde (ACS) vinculados ao Município. A medida é parte do esforço contínuo da gestão municipal para reconhecer o trabalho desses profissionais essenciais.
O valor do abono, que é uma forma de gratificação financeira concedida aos ACS, está previsto pela lei do município de Caucaia e representa 45% do piso salarial da categoria, conforme disposto na Constituição Federal. Atualmente, são 395 agentes comunitários de saúde atuando em Caucaia, em conformidade com a Lei Municipal nº 3.579, de 5 de abril de 2023.
O secretário executivo da saúde de Caucaia, Glai Jones Feitosa, destacou a sensibilidade da Prefeitura em autorizar o repasse para os agentes comunitários. "Essa decisão demonstra o compromisso da gestão municipal em valorizar esses profissionais que estão na linha de frente do atendimento à saúde", ressaltou.
O montante total destinado pelo Ministério da Saúde é de R$ 6.475.788,00, que será dividido em 12 parcelas mensais de R$ 539.649,00. A previsão para o pagamento da primeira parcela desse abono é ainda na primeira quinzena de fevereiro.
Os agentes comunitários de saúde
Os agentes comunitários de saúde desempenham um papel crucial na promoção da saúde e prevenção de doenças nas comunidades, atuando como um elo entre a população e o sistema de saúde. A gestão municipal, reconhecendo a importância dessa classe, tem se empenhado em valorizar e incentivar esses profissionais, garantindo que recebam o devido reconhecimento e apoio.