A Prefeitura de Caucaia deu um passo inovador ao realizar, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o primeiro curso gratuito de pilotagem e operação de drones. Através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a iniciativa busca ampliar a qualificação profissional de jovens e adultos do município.
Há uma série de possibilidades para a utilização de drones na produção rural, desde monitoramento de rebanho, plantações e irrigação a acompanhamento de pragas e ervas daninhas, passando pelo reconhecimento do solo, pulverização de precisão e mapeamento agrícola.
A capacitação aconteceu entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro, na Taquara, distrito de Mirambé e contou contou com 15 participantes. O conteúdo abordou conceitos, legislação e operação dos aparelhos.
O secretário de Desenvolvimento Rural de Caucaia, Sebastião Conrado, avaliou a importância da iniciativa da prefeitura de Caucaia: "A atual gestão tem cada vez mais entendido, acolhido e conectado o homem do campo com o restante do município, seja através da construção das estradas vicinais, seja com cursos como este, que capacita e amplia a possibilidade para as atividades agrícolas", ressaltou.
O instrutor do curso, José Eduardo, explicou detalhes do curso: "O curso tratou da pilotagem prática da aeronave, e de conceitos básicos que a gente pode fazer com esse tipo de aeronave, com essa tecnologia que chegou nova no mercado. Enfim, destinado para a questão da prática do uso da tecnologia no meio rural", finalizou.