O auditório da Câmara Municipal de Caucaia foi enfeitado com as cores da bandeira LGBTQIAPN+ nesta terça-feira (02). A ocasião foi mais do que especial para 34 transexuais e travestis caucaienses, que tiveram suas certidões de nascimento retificadas através do Mutirão promovido pela Coordenadoria da Diversidade de Caucaia. O objetivo da ação é devolver a dignidade e a cidadania de pessoas que já não se identificam com seus nomes de batismo, a partir de um processo de empoderamento e aceitação de suas reais identidades de gênero.
Lívia Teixeira, educadora, foi uma das beneficiárias. Ela relembra momentos de preconceito e constrangimento que vivenciou por não ter o nome retificado."Já fui vítima de discriminação em um ambiente de saúde, onde insistiram em falar meu nome morto, mesmo eu dizendo meu nome certo. Eu me senti muito mal, e triste", revela. Para ela, a certidão de nascimento retificada é a realização de um sonho.
O evento contou com a presença de autoridades municipais e do estado, como a secretária da Diversidade do Ceará, Mitchele Meira, do Defensor Geral em Exercício, Leandro Bessa, das vereadoras Germana Sales e Enedina Soares, do coordenador da Diversidade em Caucaia, Jô Silva e do Secretário de Gestão e Governo, Guthemberg Holanda, que na ocasião representou o prefeito de Caucaia Vitor Valim. "Hoje, já dão 80 pessoas transsexuais e travestis que têm seus nomes retificados, e com isso podem ter acesso a uma série de serviços de maneira digna, com o respeito que sempre mereceram, e que agora tem garantido através de seus documentos", frisou.
Saiba mais
A Prefeitura de Caucaia lançou a Coordenadoria Especial da Diversidade do Município em novembro de 2023. Entre os objetivos do órgão estão: coordenar a formulação e implementação de políticas públicas para a população LGBTQIAPN+; articular ações governamentais para o fortalecimento da proteção e promoção dos Direitos Humanos do público; desenvolver, apoiar e pactuar ações de visibilidade e promoção do calendário oficial do movimento LGBTQIAPN+, entre outras.