Foram inúmeras atividades, projetos como o Busca Ativa Vacinal, Busca Ativa Escolar, variadas campanhas de conscientização, e iniciativas de promoção à garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Nesta quinta-feira, 13, aconteceu a última atividade oficial da edição 2021-2024 do Selo UNICEF em Caucaia. No auditório do SESC Caucaia, técnicos, professores, os próprios adolescentes e a sociedade civil, além de os profissionais da Comissão Intersetorial do Selo, Conselheiros Tutelares e de Direitos, se reuniram para avaliar as ações desta edição do Selo.
"Esse é um encontro avaliativo, de culminância das atividades oficiais do Selo. Nós tivemos mais de 1000 rematrículas na Busca Ativa Escolar, aderimos à plataforma do 1MiO gerando mais de 600 oportunidades de cursos e estágios, as metas relacionadas à Saúde e da Educação, o município aderiu à plataforma da Busca Ativa Vacinal, tendo melhorado os indicadores em relação à tríplice viral, as atividades do NUCA foram realizadas em 100%", disse Danyelle Alves, articuladora do Selo UNICEF. "Então a gente pode dizer que nós temos cerca de 90% do plano municipal sendo executado, e todas as ações oficiais do Selo sendo executadas em Caucaia", finaliza.
Um outro tópico celebrado no 2º Fórum Comunitário da Criança e do Adolescente do Selo UNICEF foi o aniversário de 25 anos da implementação do Selo UNICEF no Ceará, proposto pela primeira vez em 1999. O evento contou com representantes das três principais secretarias municipais envolvidas nas ações do Selo UNICEF, Educação, Desenvolvimento Social e Saúde. Uma palavra que ganhou destaque nas falas das autoridades foi "integração". "A gente vê hoje isso funcionando, é muito gratificante. E ver o trabalho que a gente começou a fazer lá atrás, realmente está fluindo", disse Emília Campos, Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho. "E, se nós conseguimos desenvolver essas ações, é porque nós temos garra e uma sintonia entre todas as secretarias da nossa gestão", disse Djamira Duarte Maciel, representante da SME. O presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), Leandro Alves, e o secretário de Saúde do Município, Zózimo Medeiros, além da presidente do Conselho da Criança e do Adolescente, Carol Aguilar, também estiveram presentes.
Mesmo sendo este o último evento oficial para a obtenção do Selo UNICEF, as atividades continuam. "De julho a novembro, nós continuamos com as ações municipais, como o funcionamento do NUCA, as campanhas temáticas de prevenção e garantia de direitos, a Semana do Bebê, e também a implementação da escuta especializada em Caucaia, como um acompanhamento técnico de todas as comissões intersetoriais realizadas nesta edição. Então o trabalho só se finaliza em novembro", conclui Danyelle.