A Prefeitura de Caucaia, por meio do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), realiza, durante todo o mês de Junho, uma série de atividades de promoção do Meio Ambiente, em alusão ao Junho Verde. A iniciativa visa promover a conscientização ambiental e envolver a comunidade em atividades educativas e sustentáveis ao longo de todo o mês de junho.
A primeira atividade acontece entre os dias 03 e 07 de junho, primeira semana do mês. Trata-se de uma Exposição Ambiental, em parceria com o Museu de História Natural do Prof. Dias da Rocha, da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tanto escolas do município quanto o público em geral poderá ter acesso à exposição, composta por acervo de plantas, fósseis e animais taxidermizados (empalhados), destacando a riqueza da biodiversidade e a importância da preservação ambiental.
Nesta terça-feira (04), foi a vez dos alunos da Escola Quilombola Adélia Crisóstomo realizarem o passeio. Denise Sales, professora da turma, revela a importância do aprendizado sobre o meio ambiente, principalmente para crianças. "Eles têm de ter essa vivência, como aqui, né? Eles viram a exposição de animais e amaram, isso é muito interessante", elogia.
Além disso, o IMAC segue com agenda aberta para visitas guiadas pelo Instituto, incluindo o acesso à horta de plantas da fauna do município, onde poderão aprender sobre as espécies nativas e a importância da conservação. Assim como um calendário de visitas educativas em escolas do município, para a promoção de palestras e rodas de conversa sobre sustentabilidade, preservação ambiental e práticas ecológicas que podem ser adotadas no dia a dia.
"Tanto a Semana do Meio Ambiente quanto o restante da programação que idealizamos para todo este mês é uma excelente oportunidade para envolver a comunidade, educar sobre a importância da sustentabilidade e promover práticas que contribuem para um futuro mais verde e saudável. Nosso objetivo é ampliar a consciência ambiental, oferecendo atividades que vão desde exposições até palestras e visitas educativas. Queremos que todos entendam a importância de preservar o meio ambiente para as futuras gerações," afirma Leandro Araújo, presidente do IMAC.
Serviço:
Escolas públicas municipais, particulares e também as escolas estaduais podem ter acesso à exposição e demais vivências promovidas pelo IMAC. Para isso, basta enviar um e-mail para o órgão, no endereço ambiental@imac.caucaia.ce.gov.br, ou ainda ligar para o telefone da ouvidoria do IMAC, (85) 98219-5989. Além disso, aquele munícipe que quiser visitar e também ter acesso a até cinco mudas de plantas medicinais, ornamentais ou condimentares, basta comparecer à sede do órgão, entre 08h e 15h.