A manhã desta quinta-feira (16) foi de festa para 164 produtores rurais e quase 50 instituições do município diretamente beneficiadas pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Federal. Essa iniciativa visa fortalecer a agricultura familiar local, garantir a segurança alimentar e nutricional da população e promover o desenvolvimento econômico sustentável das comunidades rurais de Caucaia.
O evento contou também com a presença da secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Emília Campos, do secretário de Desenvolvimento Rural, Sebastião Conrado, e do secretário de Gestão e Governo, Gutemberg Holanda, representando o prefeito de Caucaia, Vitor Valim. "Hoje, estamos dando início ao Programa de Aquisição de Alimentos, graças à articulação do prefeito Vitor Valim junto aos governos Estadual e Federal, foi possível a gente receber esse investimento de aproximadamente 2 milhões, para a aquisição de alimentos dos nossos agricultores. Agricultores esses que tiveram todo um processo de preparação para a adequação ao projeto, e hoje vamos poder adquirir essa produção e dar um destino social, para milhares de pessoas atendidas por CRAS, CREAS, escolas, ONGs e projetos sociais em todo o município", disse Guthemberg.
Antônio Erivando é um dos 164 produtores beneficiados. Através do programa, o milho, macaxeira, batata, feijão, abóbora e coco verde produzidos por ele no Planalto Cauípe terão compra certa, e um destino social. "Esse projeto é um dos melhores projetos que já aconteceram na vida do agricultor. Porque, uma coisa é você produzir. Outra coisa é ter o escoamento de pra onde vai essa mercadoria", disse. Jocimar Rodrigues, produtor da Serra da Rajada, fala sobre o investimento da gestão municipal que a atual gestão tem feito, melhorando a vida do produtor. "Eu já fiz vários cursos, de mudas, aperfeiçoamento, de pães, bolos e geleias, manipulação de produtos. A palavra final é a procura de uma constante melhora através de uma gestão participativa e criativa", pontua.
Através do programa, Caucaia recebeu R$ 1.830.540,41, a serem utilizados na compra dos alimentos, na modalidade de "doação simultânea". Além do cadastramento dos agricultores e instituições, o município também realizará a logística de coleta e entrega ao destino final dos produtos. ONGs como o Projeto Espaço Azul, que atende crianças com o espectro autista, presidida por Dany Holanda. "É um ato histórico, que vai dar mais qualidade e impulsionar mais ainda a segurança alimentar das nossas comunidades. Isso vai nos ajudar, e incrementar mais o almoço com legumes, verduras e frutas, para as nossas crianças se alimentarem. Trago aqui a gratidão pelas famílias atendidas pelo projeto diariamente", finaliza.