Com um sólido programa de capacitação profissional, agora, a Prefeitura de Caucaia volta os esforços para o empreendedorismo de inovação. Na manhã desta quinta-feira (09), no auditório da Câmara Municipal de Caucaia, a gestão municipal lançou o HUB de Inovação Caucaia Valley. O evento contou com a presença de representantes da comunidade acadêmica, como Instituto Federal do Ceará (IFCE), Universidade Estadual do Ceará, (UECE) e Universidade Federal do Ceará (UFC), além da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).
O secretário de Governo de Caucaia, Guthemberg Holanda, abriu a solenidade falando sobre mais essa iniciativa do município em empregabilidade e fomento ao empreendedor. "Esta iniciativa vai ao encontro de uma outra série de ações que temos feito ao longo desta gestão, como a entrega de tablets aos alunos da rede municipal, com uma plataforma interativa de ensino, inserindo os nossos alunos na era digital, o Ninho de Desenvolvedores, capacitação gratuita na área de Tecnologia da Informação, além de inúmeros cursos de capacitação profissional. O HUB de inovação representa um passo significativo na promoção do empreendedorismo e da inovação, fortalecendo o ecossistema de tecnologia e negócios em Caucaia", disse.
Juntamente com o HUB, o município promulgará uma lei de inovação que vai garantir a continuidade do projeto como uma política pública. Ainda em Maio, o HUB Caucaia Valley irá lançar um edital para que todos aqueles que tiverem um projeto de inovação dedicado às áreas de comércio e serviços, turismo e empregabilidade e energias renováveis, possam se inscrever. Os projetos contemplados receberão uma bolsa de R$ 15 mil reais, além de um acompanhamento junto à equipe do HUB.
"Caucaia entra hoje, de forma pioneira, no circuito de inovação do estado do Ceará", disse Izabel Calado, secretária executiva de Trabalho. "Nós estamos trazendo para Caucaia o empreendedorismo de inovação e tecnologia. Fomentando ideias e dando não apenas um voto de confiança, mas também o apoio e as condições necessárias para que os caucaienses possam sonhar e conquistar", continuou.
A ocasião contou também com uma palestra magna, proferida pelo diretor executivo de tecnologia da Aeris, Vitor Santos. "Na época da fundação da Aeris, nós não tínhamos isso. Então a gente teve que nadar contra a correnteza, porque não tínhamos uma estrutura como essa. Eu acho que essa iniciativa é uma iniciativa extremamente interessante, com essa iniciativa as pessoas que buscarem aqui o suporte vão ter uma ajuda que vai ser muito importante principalmente nessa fase inicial de desenvolvimento de uma ideia, de um projeto, então parabéns para a Prefeitura de Caucaia por essa iniciativa", disse.