O Maio Laranja, mês de combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, será amplamente trabalhado em Caucaia, através de vários órgãos da gestão municipal, coordenados pela equipe do Selo UNICEF no município. Atividades nas áreas da Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Esporte e Juventude, entre outras, fazem parte da programação especial, envolvendo servidores e cidadãos, em uma ampla corrente que visa prevenir esse tipo de crime.
Com o tema *"A brincadeira termina quando o medo começa"*, o objetivo é conscientizar sobre os sinais que crianças e adolescentes vítimas de violência sexual demonstram, muitas vezes até mesmo sem falar.
Atividades recreativas, oficinas, palestras são algumas das atividades que serão realizadas. Para Danyelle Alves, articuladora do Selo Unicef em Caucaia, a busca pela multidisciplinaridade das ações tem o objetivo de ganhar capilaridade e alcance nos públicos a serem alcançados. "Como sempre, estamos unindo esforços de diferentes secretarias municipais, como Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Esporte e Juventude, trazendo essa interdisciplinaridade e buscando ampliar o alcance tanto de público quanto de formatos. Assim, garantimos que a mensagem chegue ao maior número de pessoas possível, que é o nosso grande objetivo", disse Danyelle Alves, articuladora do Selo UNICEF.
Uma outra ação de divulgação com a temática sobre o Maio Laranja é a parceria entre a Prefeitura de Caucaia e o Multicine Cinemas, empresa que realiza a operação das salas de cinema do Iandê Shopping. Durante todo o mês de Maio, todos aqueles que comprarem um ingresso para um dos filmes em cartaz, irá assistir a um vídeo institucional produzido pela Prefeitura de Caucaia sobre o Maio Laranja, que fará parte dos trailers, anteriores à reprodução dos filmes. Nycolas Brenner, gerente do Multicine Cinemas, fala o que motivou a empresa a aderir à campanha: "Primeiro, é uma campanha incrível. Quando a equipe da Prefeitura de Caucaia nos procurou, eu fiquei bastante empolgado, e já demos início aos trâmites de aprovação para que essa veiculação pudesse acontecer. A nossa expectativa é a melhor possível em relação à conscientização das pessoas, para que essa mensagem possa ser repassada e também debatida", enfatiza.
"Toda a equipe do Selo UNICEF em Caucaia ficou muito feliz com essa parceria. Assim, estaremos atingindo um público que não necessariamente é atendido pela rede municipal, em seus serviços público, e novamente ampliando o alcance de nossa mensagem", finaliza Danyelle.
No link abaixo você confere a programação completa: