Dos 184 municípios cearenses, Caucaia e outros 63 municípios já aderiram ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Com o intuito de fortalecer a adesão dos municípios cearenses à iniciativa, a Secretaria da Proteção Social promoveu nesta segunda-feira (6) um seminário para tratar das políticas de combate à fome no Ceará. O evento contou com representantes dos 184 municípios do Estado, onde Caucaia foi destaque por sua prévia adesão.
A secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Emília Campos, compareceu ao evento, representando o prefeito de Caucaia, Vitor Valim. Na ocasião, foi entregue ao município uma placa que atesta a participação de Caucaia como município signatário da iniciativa, além de mais orientações sobre como desenvolver as políticas públicas de enfrentamento à fome no município, assim como informações sobre como desenvolver um plano próprio de segurança alimentar.
O seminário contou também com as presenças da secretária Nacional de Combate à Pobreza e à Fome do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Valéria Burity; da primeira-dama do Estado, Lia de Freitas, e da titular da SPS, Onélia Santana. "Com a participação no SISAN, estamos ampliando a parceria com o Governo Federal, no sentido de trazer mais recursos para o enfrentamento à pobreza e à fome. Aqui também vale a parceria que temos com o Governo do Estado em tanto projetos, como o Cartão Ceará Sem Fome, e as 43 Cozinhas Comunitárias do Ceará Sem Fome, e também o Vale Gás, além do Alimenta Cidades, do Governo Federal, apenas para citar alguns exemplos", reforça Emília Campos, secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho.
Saiba mais
A fim de garantir o direito humano à alimentação adequada, coordenando e integrando políticas públicas e ações intersetoriais a nível federal, estadual e municipal, o Sisan é uma iniciativa brasileira criada para promover a segurança alimentar e nutricional da população. No Ceará, as ações de combate à fome articuladas pelo Sistema são promovidas pela Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional, vinculada à Secretaria da Proteção Social (SPS).