"Caucaia rumo ao Selo UNICEF". Tema mais do que adequado à equipe do Selo UNICEF 2021-2024, já que as últimas semanas têm sido de intensas e importantes reuniões com o objetivo de garantir o reconhecimento ao município. Agora, a equipe está pronta para apresentar à sociedade e os principais órgãos envolvidos na temática da Criança e do Adolescente em Caucaia o que deve vir a ser o novo Plano Municipal pelos Direitos das Crianças e Adolescentes. O evento acontece na próxima sexta-feira (11), a partir das 08h, no Convento das Irmãs Cordimarianas, no centro de Caucaia.
"Na última semana tivemos a última e mais importante reunião antes do Fórum, quando apresentamos ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caucaia (COMDICA) o resultado de meses de trabalho e diagnósticos", revela Danyelle Alves, articuladora do Selo Unicef em Caucaia.
Erick Aragão, presidente do COMDICA, junto com seus pares, não apenas aprovou o trabalho, como elogiou o resultado alcançado pela equipe do Selo UNICEF em Caucaia. "A apresentação do diagnóstico do selo Unicef ao COMDICA atendeu às expectativas do colegiado e tornou visível as necessidades que precisamos atender para aprimorar o trabalho da rede de garantia de direitos de crianças e adolescentes. A expectativa é que no Fórum comunitário do selo Unicef nós possamos discutir as ações sugeridas e avançar na definição de um plano municipal de direito das crianças e dos adolescentes", disse.
Saiba mais
O 1º Fórum Comunitário é uma das grandes etapas do projeto Selo UNICEF nos municípios participantes. O evento reúne órgãos da gestão municipal, conselheiro tutelar, lideranças comunitárias, sindicais e religiosas, crianças, adolescentes e suas famílias, profissionais de saúde, educação, assistência social e saneamento básico, entre outros. O evento serve para discutir um planejamento participativo para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.
Além disso, o 1º Fórum Comunitário de Caucaia deve contar com uma apresentação ritualística do Toré, com alunos da Escola Municipal Abá Tapeba, além de uma intervenção musical realizada pelo músico Daniel Sombra.