"Eu sempre quis abrir um pequeno negócio, agora já posso", disse a aposentada Giscelia Cruz que está concluindo o curso de Saladas e Grelhados. E é isso que a Prefeitura de Caucaia tem feito: transformando vidas e impulsionando o desenvolvimento social e econômico. Através do Caucaia Empreendedora, programa de capacitação profissional realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDST) e do Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ).
No momento, estão acontecendo os cursos de Preparo de Pães Artesanais, Design de Sobrancelha, Básico de Corte Masculino e Design de Barba e Saladas e Grelhados. O Caucaia Empreendedora é uma das várias iniciativas da Prefeitura de Caucaia no sentido de promover a capacitação profissional e empregabilidade, além de fomentar o empreendedorismo. "O investimento em capacitação profissional gratuita para pessoas de baixa renda não é apenas uma escolha, é um dever. É o caminho para uma sociedade mais justa, onde todos têm a oportunidade de construir um futuro melhor. Capacitar é investir em dignidade, em empoderamento e em crescimento para nossa cidade", disse Vitor Valim, prefeito de Caucaia.
Giscelia também fez questão de ressaltar ainda a importância de outro programa municipal, o Bora de Graça. "Você faz o curso de graça, com todos os ingredientes que você precisa, e você ainda vem no ônibus sem pagar passagem. Eu pego dois pra vir, e dois pra voltar. Se fosse pagando?", questiona. "Esse curso, sendo pago, sai a uma média de 300, tem instituições que cobram até R$ 500,00", destaca Lucas Braga, professor de gastronomia.