Além de hospedar uma unidade de conservação municipal permanente, a Serra da Rajada abriga uma colônia de remanescentes de quilombolas que desenvolvem na região uma série de atividades agrícolas. A fim de conhecer melhor o dia a dia dos produtores rurais, 40 alunos do Imersão Nota 10 visitaram a comunidade na companhia de técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) na última quinta-feira (28), Dia do Agricultor.
Maria Auxiliadora, Diretora do Imersão Nota 10, revela que o objetivo foi apresentar aos alunos tanto o dia a dia dos produtores rurais quanto uma importante área de proteção ambiental do município. "Propiciar a esses alunos as vivências, práticas e experiências em áreas de proteção ambiental, para que eles possam contextualizar junto aos professores e ao IMAC com as aulas teóricas que eles já tem no Imersão Nota 10 sobre o Meio Ambiente e, com isso, nós esperamos que eles desenvolvam hábitos de cuidar da natureza e conhecer as belezas que nós temos no nosso município", disse.
Anderson Marinho, Gerente de Áreas Verdes e Unidades de Conservação do IMAC, acompanhou a ação. Ele revela que a manhã foi bem rica, repleta de atividades e informações para os pequenos. "Tivemos uma trilha ambiental para explicar a importância de uma unidade de conservação, falamos sobre fauna, flora e também recursos hídricos. Os alunos tiveram acesso a uma exposição de sementes e mudas de plantas frutíferas nativas. Além disso, eles tiveram um momento de bate-papo com produtores rurais da serra da rajada, falando sobre o dia de um produtor rural alocado em uma região de serra", finaliza.
Saiba mais
O Imersão Nota 10 foi idealizado como Programa intersetorial que envolve a Secretaria de Esporte e Juventude, Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, Secretaria de Saúde, Instituto do Meio Ambiente de Caucaia( IMAC), Ouvidoria Geral do Município, Associação Semear, Federação Cearense de Xadrez, Federação de mesatenistas do Ceará e Escola de Campeões. O espaço também propicia às famílias e comunidade em geral o serviço de ouvidoria e mapeamento socioeconômico dos responsáveis pelos estudantes.