Com a finalidade de atender crianças de até quatro anos (primeira-infância) com atrasos ou transtornos de desenvolvimento infantil, os dois Núcleos de Crescimento e Desenvolvimento Infantil (NCDI), inaugurados pelo prefeito Vitor Valim, nos postos de Saúde Joaquim Braga, no bairro Planalto Caucaia, e no Giselda Magalhães, no Potira, registraram mais de 600 atendimentos em cinco meses de atuação.
O programa, que é realizado pela Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), conta com atendimento de uma equipe multiprofissional com terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, assistente social, nutricionista e profissional de educação física. Essa equipe desenvolve intervenções clínica-terapêuticas, que possuem o potencial de prevenir transtornos de desenvolvimento infantil e corrigir atrasos, gerando aquisições neuropsicomotoras, fortalecendo a vinculação familiar e comunitária.
Com a implantação do NCDI nas duas UAPS, Caucaia passa a ser o segundo município do Estado do Ceará a ofertar cuidado às crianças na primeira infância com Autismo, TDAH e outros Transtornos de Desenvolvimento Infantil.
A equipe do NCDI atende pacientes recém nascidos com atrasos de desenvolvimento infantil, crianças com paralisia infantil, Sindrome Dwon, Autistas, crianças com agitação psicomotora e atrasos na fala e motor.
Sergiana Bezerra, coordenadora do NCDI em Caucaia, fala sobre o impacto do programa na cidade. "Caucaia também tem uma estratégia que desenvolve uma estimulação precoce, um acompanhamento especifico direcionado para esse público. É uma iniciativa inovadora, que tem um acompanhamento contínuo da equipe e que evita grandes deslocamentos das famílias", afirma.
As crianças são atendidas no NCDI sempre com a presença de dois ou três profissionais, geralmente Terapeuta Ocupacional, Fonoaudióloga e Psicóloga ou Fisioterapeuta, a depender da necessidade do caso clínico.
Saiba mais
A previsão da SMS é implantar um NCDI no Posto Francisco Paulo Pontes, no mês de abril, e em todos os distritos de saúde do município até o final de 2024.