Em reconhecimento aos importantes serviços e inovações implementadas no processo de alistamento militar no município, a Junta Militar de Caucaia, órgão municipal ligado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), recebeu duas importantes honrarias: a Medalha Olavo Bilac e o Troféu Eficiência. O ato reconhece a dedicação à promoção do Serviço Militar Obrigatório no município.De acordo com José Miguel, há 22 anos Caucaia realiza uma espécie de busca ativa nas escolas estaduais e municipais do município, em busca de pessoas em idade de alistamento militar. O projeto se chama “Escola Cidadã”, e abrange também escolas indígenas. “Caucaia é pioneira nesse tipo de serviço junto a comunidades indígenas. Atualmente, são 18 escolas regulares e 3 escolas indígenas. E ao todo alistamos anualmente cerca de 500 jovens”, revela. Ainda de acordo com o secretário da Junta Militar de Caucaia, um outro projeto desenvolvido pelo órgão é a “Junta Militar Solidária”, com o alistamento de jovens especiais. “Neste projeto, os jovens com deficiência física e / ou intelectual recebem o Certificado de Isenção. Esse trabalho a gente faz com muito carinho e o apoio total do prefeito”, reconhece.Caucaia é ainda a única cidade do Ceará, com exceção de Fortaleza, com mais de uma sede da Junta Militar, uma no bairro Parque Soledade, na rua Santa Helena, nº 2585, e a outra na Jurema, mais especificamente na rua Acapulco, 579. Alistamento ObrigatórioO alistamento militar é uma obrigatoriedade prevista por lei para todos os brasileiros do sexo masculino até o mês de junho do ano em que completar 18 anos. O procedimento é necessário para a aquisição da Carteira de Reservista, documento dado aos cidadãos que não foram selecionados para servir como militares.Aqueles que não se alistarem estarão em débito com o serviço militar, não podendo prestar concurso público, tirar passaporte, ser matriculado em universidade, entre outras dificuldades.Saiba maisA medalha Olavo Bilac, patrono do Serviço militar, foi criada pela Academia de Estudos de Assuntos Históricos e cadastrada pelo Exército Brasileiro. Ela é concedida a autoridades, personalidades e instituições que se dedicam a prestar serviços ao Exército Brasileiro e ao Serviço Militar.
Em reconhecimento aos importantes serviços e inovações implementadas no processo de alistamento militar no município, a Junta Militar de Caucaia, órgão municipal ligado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), recebeu duas importantes honrarias: a Medalha Olavo Bilac e o Troféu Eficiência. O ato reconhece a dedicação à promoção do Serviço Militar Obrigatório no município.De acordo com José Miguel, há 22 anos Caucaia realiza uma espécie de busca ativa nas escolas estaduais e municipais do município, em busca de pessoas em idade de alistamento militar. O projeto se chama “Escola Cidadã”, e abrange também escolas indígenas. “Caucaia é pioneira nesse tipo de serviço junto a comunidades indígenas. Atualmente, são 18 escolas regulares e 3 escolas indígenas. E ao todo alistamos anualmente cerca de 500 jovens”, revela.
Ainda de acordo com o secretário da Junta Militar de Caucaia, um outro projeto desenvolvido pelo órgão é a “Junta Militar Solidária”, com o alistamento de jovens especiais. “Neste projeto, os jovens com deficiência física e / ou intelectual recebem o Certificado de Isenção. Esse trabalho a gente faz com muito carinho e o apoio total do prefeito”, reconhece.
Caucaia é ainda a única cidade do Ceará, com exceção de Fortaleza, com mais de uma sede da Junta Militar, uma no bairro Parque Soledade, na rua Santa Helena, nº 2585, e a outra na Jurema, mais especificamente na rua Acapulco, 579.
Alistamento Obrigatório
O alistamento militar é uma obrigatoriedade prevista por lei para todos os brasileiros do sexo masculino até o mês de junho do ano em que completar 18 anos. O procedimento é necessário para a aquisição da Carteira de Reservista, documento dado aos cidadãos que não foram selecionados para servir como militares.
Aqueles que não se alistarem estarão em débito com o serviço militar, não podendo prestar concurso público, tirar passaporte, ser matriculado em universidade, entre outras dificuldades.
Saiba mais
A medalha Olavo Bilac, patrono do Serviço militar, foi criada pela Academia de Estudos de Assuntos Históricos e cadastrada pelo Exército Brasileiro. Ela é concedida a autoridades, personalidades e instituições que se dedicam a prestar serviços ao Exército Brasileiro e ao Serviço Militar.