O ensino público de Caucaia mais uma vez se destaca no número de aprovações para o ensino técnico integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE ) – Campi Caucaia e Fortaleza. Foram 93 estudantes aprovados na instituição. Entre estes, 15 em primeiro lugar em seus respectivos cursos e especificações (Eletroeletrônica, Metalurgia, Química e Segurança do Trabalho).Uma delas foi a aluna Fabriny Assunção de Oliveira, que concluiu o ensino fundamental na rede municipal de Caucaia, na escola Pólo Avançado de Educação em Tempo Integral. Ela ficou em primeiro lugar no curso de Metalurgia, do IFCE de Caucaia. “A minha primeira reação foi de choque. Eu não imaginava que eu ia passar em primeiro lugar. Eu fiquei muito, muito feliz e fui logo comemorar, falar pros meus amigos, meus familiares”, revela. Sergio Garcia, pai do aluno Isac, que ficou em primeiro lugar no curso técnico de Química, também no IFCE Caucaia, fala sobre a importância do Polo Avançado de Educação em Tempo Integral na aprovação do filho. “O Polo foi uma iniciativa muito boa da Prefeitura de Caucaia. A coordenação foi bem atenciosa, eu pude ver o interesse e o apoio de todos, não só da coordenação mas também dos funcionários, e com certeza isso contribuiu para o desempenho dele. Sou grato por esse projeto”, relata. “Eu fui fazer a prova, e pensava que ia ser apenas uma experiência. Eu nem imaginava que ia passar no IFCE, e nem que ia ficar em primeiro lugar. Quando descobri, a alegria e a surpresa foi impactante. O Polo Avançando me ajudou bastante nesse caminho. Professores incríveis, eu só tenho a agradecer”, finaliza Isaque Garcia.Para Thiago Oliveira, coordenador pedagógico do Polo Avançando de Educação em Tempo Integral, este resultado reflete o trabalho de todos, começando pela Secretaria de Educação até o aluno, com sua dedicação e empenho: “A ideia do tempo integral foi muito importante, pois pudemos aproveitar o aluno durante as sete horas de aula, identificando as dificuldades e trabalhando a partir delas para alcançar os objetivos. Nossa meta era atingir 10% das vagas, atingimos 22,5%”, revela.Saiba maisA atual gestão municipal deu início a uma política de escolas com tempo integral. Em 2023, eram 26 instituições educacionais de educação infantil em tempo integral e 42 escolas de ensino fundamental com turmas em tempo integral. Em 2024, a perspectiva da Secretaria de Educação (SME) é de ampliar o número de escolas com tempo integral, finalizando o ano com 85.
O ensino público de Caucaia mais uma vez se destaca no número de aprovações para o ensino técnico integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE ) –
Campi Caucaia e Fortaleza. Foram 93 estudantes aprovados na instituição. Entre estes, 15 em primeiro lugar em seus respectivos cursos e especificações (Eletroeletrônica, Metalurgia, Química e Segurança do Trabalho).Uma delas foi a aluna Fabriny Assunção de Oliveira, que concluiu o ensino fundamental na rede municipal de Caucaia, na escola Pólo Avançado de Educação em Tempo Integral. Ela ficou em primeiro lugar no curso de Metalurgia, do IFCE de Caucaia. “A minha primeira reação foi de choque. Eu não imaginava que eu ia passar em primeiro lugar. Eu fiquei muito, muito feliz e fui logo comemorar, falar pros meus amigos, meus familiares”, revela.
Sergio Garcia, pai do aluno Isac, que ficou em primeiro lugar no curso técnico de Química, também no IFCE Caucaia, fala sobre a importância do Polo Avançado de Educação em Tempo Integral na aprovação do filho. “O Polo foi uma iniciativa muito boa da Prefeitura de Caucaia. A coordenação foi bem atenciosa, eu pude ver o interesse e o apoio de todos, não só da coordenação mas também dos funcionários, e com certeza isso contribuiu para o desempenho dele. Sou grato por esse projeto”, relata.
“Eu fui fazer a prova, e pensava que ia ser apenas uma experiência. Eu nem imaginava que ia passar no IFCE, e nem que ia ficar em primeiro lugar. Quando descobri, a alegria e a surpresa foi impactante. O Polo Avançando me ajudou bastante nesse caminho. Professores incríveis, eu só tenho a agradecer”, finaliza Isaque Garcia.
Para Thiago Oliveira, coordenador pedagógico do Polo Avançando de Educação em Tempo Integral, este resultado reflete o trabalho de todos, começando pela Secretaria de Educação até o aluno, com sua dedicação e empenho: “A ideia do tempo integral foi muito importante, pois pudemos aproveitar o aluno durante as sete horas de aula, identificando as dificuldades e trabalhando a partir delas para alcançar os objetivos. Nossa meta era atingir 10% das vagas, atingimos 22,5%”, revela.
Saiba mais
A atual gestão municipal deu início a uma política de escolas com tempo integral. Em 2023, eram 26 instituições educacionais de educação infantil em tempo integral e 42 escolas de ensino fundamental com turmas em tempo integral. Em 2024, a perspectiva da Secretaria de Educação (SME) é de ampliar o número de escolas com tempo integral, finalizando o ano com 85.