Quem passar na rua Joaquim Mota e Silva, em frente à sede da Autarquia Municipal de Trânsito de Caucaia (AMT), vai notar algo de diferente dos muros externos do prédio. Isso porque as paredes da instituição ganharam nova vida, pelas mãos da artista visual caucaiense Su. No novo mural, placas e sinalização de trânsito se confundem com símbolos típicos da nossa cidade, como a Igreja Matriz de Caucaia, árvores de carnaúba, jangadas e até mesmo kitesurfistas. Há também um grande espaço onde é retratado crianças atravessando a rua na faixa de pedestre. O objetivo do órgão é bem claro: de forma lúdica, chamar a atenção para a educação no trânsito.“A gente tinha um mural em branco, quando pensamos em aproveitar esse espaço para uma ação proativa de educação no trânsito, pensamos na Su para nos trazer uma proposta. Tivemos uma conversa, disse que gostaria de um painel que tivesse elementos de trânsito e elementos que remetessem à cidade. E ela captou perfeitamente”, revela Jesus Andrade, presidente da AMT. “O projeto contemplava toda a ideia, que é chamar a população para a consciência de um trânsito seguro através da educação. Deixar isso de forma materializada e as pessoas que passam pela AMT sintam realmente a responsabilidade que cada um deve ter no trânsito”, finalizou.Su é o nome artístico de Suellen. A artista visual, nascida e criada na Jurema, obteve destaque nacional em 2023, quando foi convidada para estampar sua arte para a nova coleção da Havaianas, “Quebrada Cria”. Apesar da carreira consolidada, Su revela que é a primeira vez que foi convidada para realizar um projeto artístico em Caucaia. “Fiz recentemente um trabalho para a Havaianas, um trabalho nacional, e eu ainda não tinha nada aqui em Caucaia que pudesse mostrar lá fora. Agora tenho algo onde eu possa dizer ‘não, agora eu tenho algo pintado em Caucaia, e que não é só um órgão, para um órgão, mas é também um presente para a cidade”, comemora.Jesus Andrade reforça que, em Caucaia, a educação do trânsito vai muito além dos muros da AMT. Além de Blitzes Educativas e Campanhas, há um trabalho de educação permanente em escolas do município, em iniciativas próprias do órgão e em parcerias com programas municipais, como o Prefeitura Presente e o Viva a Vida no seu Bairro. “A educação é o elemento primordial para a gente mudar uma realidade. Então, cada vez mais a AMT vai estar presente nas escolas, em ações educativas. É através da educação que a gente consegue mudar uma realidade, tornando o trânsito mais humanizado”, arremata.
Quem passar na rua Joaquim Mota e Silva, em frente à sede da Autarquia Municipal de Trânsito de Caucaia (AMT), vai notar algo de diferente dos muros externos do prédio. Isso porque as paredes da instituição ganharam nova vida, pelas mãos da artista visual caucaiense Su. No novo mural, placas e sinalização de trânsito se confundem com símbolos típicos da nossa cidade, como a Igreja Matriz de Caucaia, árvores de carnaúba, jangadas e até mesmo kitesurfistas. Há também um grande espaço onde é retratado crianças atravessando a rua na faixa de pedestre. O objetivo do órgão é bem claro: de forma lúdica, chamar a atenção para a educação no trânsito.
“A gente tinha um mural em branco, quando pensamos em aproveitar esse espaço para uma ação proativa de educação no trânsito, pensamos na Su para nos trazer uma proposta. Tivemos uma conversa, disse que gostaria de um painel que tivesse elementos de trânsito e elementos que remetessem à cidade. E ela captou perfeitamente”, revela Jesus Andrade, presidente da AMT. “O projeto contemplava toda a ideia, que é chamar a população para a consciência de um trânsito seguro através da educação. Deixar isso de forma materializada e as pessoas que passam pela AMT sintam realmente a responsabilidade que cada um deve ter no trânsito”, finalizou.
Su é o nome artístico de Suellen. A artista visual, nascida e criada na Jurema, obteve destaque nacional em 2023, quando foi convidada para estampar sua arte para a nova coleção da Havaianas, “Quebrada Cria”. Apesar da carreira consolidada, Su revela que é a primeira vez que foi convidada para realizar um projeto artístico em Caucaia. “Fiz recentemente um trabalho para a Havaianas, um trabalho nacional, e eu ainda não tinha nada aqui em Caucaia que pudesse mostrar lá fora. Agora tenho algo onde eu possa dizer ‘não, agora eu tenho algo pintado em Caucaia, e que não é só um órgão, para um órgão, mas é também um presente para a cidade”, comemora.
Jesus Andrade reforça que, em Caucaia, a educação do trânsito vai muito além dos muros da AMT. Além de Blitzes Educativas e Campanhas, há um trabalho de educação permanente em escolas do município, em iniciativas próprias do órgão e em parcerias com programas municipais, como o Prefeitura Presente e o Viva a Vida no seu Bairro. “A educação é o elemento primordial para a gente mudar uma realidade. Então, cada vez mais a AMT vai estar presente nas escolas, em ações educativas. É através da educação que a gente consegue mudar uma realidade, tornando o trânsito mais humanizado”, arremata.