Desde o início da atual gestão, os órgãos internos de transparência e gestão, como a Controladoria-Geral e a Ouvidoria-Geral, ligada a esta, têm alcançado destaques antes inéditos aos órgãos. O último deles aconteceu no último dia 20 de dezembro. Na ocasião, a Associação Brasileira de Ouvidores - Seccional Ceará (ABO-CE) realizou a eleição dos membros dos Conselhos Deliberativo, Fiscal, de Ética e da Diretoria para o exercício do Biênio 2024-2025. Séphora Barcelos, Ouvidoria-Geral do Município de Caucaia, foi eleita como membro do Conselho Fiscal e Deliberativo da ABO-CE, um feito inédito na história da Ouvidoria-Geral, desde a sua criação em 2009.
De acordo com Séphora Barcelos, a sua indicação deve-se ao destaque positivo que a Prefeitura de Caucaia teve nas áreas de atuação da Humanização e da Transparência dos serviços públicos prestados. "A Ouvidoria-Geral tem realizado diversas atividades de disseminação da cultura da transparência, como a implantação no site da Prefeitura de Caucaia, a criação do Laboratório Social de Caucaia - LABS e o Observatório de Transparência Ativa - OTA, ferramentas que fomentam a participação e o controle social", disse. "Com o fortalecimento da Rede Municipal de Ouvidores houve um aumento significativo na resolução das manifestações registradas no Sistema de Ouvidoria, o que resulta em um crescente sentimento de acreditação da população nas atividades da gestão pública", finaliza.
Destaca-se ainda que a Ouvidoria-Geral tornou-se membro pleno da Rede Nacional de Ouvidorias RENOUV - Governo Federal e experiência exitosa da Rede de Ouvidorias do Ministério Público/CE.