Mais de 80% das cirurgias são por conta de imprudência nas ruas
"Quanto maior a quantidade de fraturas e a gravidade dos ferimentos, mais tempo o paciente vai ficar internado, podendo gerar atrofia muscular. Então, para evitar acidentes, é preciso não dirigir se tiver ingerido bebida alcoólica, usar capacetes, usar sapatos adequados, entre outros", alerta a traumatologista Laila Ponte, do Hospital Municipal Dr. Abelardo Gadelha da Rocha, de Caucaia.
A imprudência no trânsito tem sido a principal responsável pelo número de atendimentos e de cirurgias de trauma do Hospital.
Referência em traumatologia na região, o hospital realizou, somente em 2023, 1.310 cirurgias de trauma, 80% causadas por acidente de trânsito.
Já em relação aos atendimentos ambulatoriais, foram registrados 3.752 também este ano.
Leila Gama, profissional que cuida de crianças e bebês, esteve estes dias com o esposo, que sofreu um acidente de moto, o que ocasionou uma fratura no fêmur, no hospital para consulta pós-cirurgia. "Meu esposo sofreu uma queda de moto e teve uma fratura séria. Ele ficou nove dias internado aqui no hospital e fomos muito bem tratados pelos profissionais. E isso é muito importante em situações difíceis na vida", afirma.
Com quase 40 leitos somente de trauma, o Hospital conta com uma equipe de médicos traumatologistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Além de leitos de observação e pós-cirúrgico.
O hospital de Caucaia é uma unidade de saúde referência em traumatologia na região e atende a demanda de pacientes de dez municípios cearenses.
Saiba mais
A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inaugurou, no dia 27 de junho, dez leitos permanentes de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Municipal Dr. Abelardo Gadelha da Rocha.
O hospital contava, anteriormente, com uma estrutura provisória de leitos de UTI em forma de contêiner por causa da pandemia. Agora, a unidade tem um espaço de alvenaria com tecnologias avançadas.