A produtora rural Lucielma Castro nasceu e cresceu no distrito de Carauçanga, localizada na zona rural de Caucaia, cerca de 20 km da sede do município. Ela conviveu por mais de 40 anos com uma das principais demandas dos moradores da localidade: o difícil acesso à comunidade, que não dispunha de uma estrada asfaltada para o deslocamento até a BR-020. “No inverno era muito buraco, muito atoleiro, horrível”, revela. “Passei muito sufoco quando vinha com o caminhão carregado de ração pros meus porcos aqui nessa estrada. O socorro era procurar pedra pra poder sair do atoleiro ou esperar alguém pra ajudar a tirar o carro”, relembra.Elaine Freitas, comerciante e também moradora de Carauçanga, tem relatos semelhantes de como era a vida antes do programa Bora Pavimentar que está levando mais de 140 quilômetros de pavimentação na Zona Rural de Caucaia. “Eu moro na Carauçanga há 30 anos. No inverno, nós perdemos o acesso à BR. Muito buraco, muitas pessoas iam para a 020 a pé. Ano passado mesmo a gente foi pra Caucaia, na volta deu uma chuva muito grande e a gente não conseguiu passar. O meu sentimento era de esquecimento, de desvalorização”.Essa história começou a mudar em setembro deste ano, com o Plano de Revitalização de Estradas Vicinais, lançado pela Prefeitura de Caucaia, em parceria com o Governo do Estado. Pirapora, Matões e Sítios Novos também já tiveram suas novas estradas iniciadas. O Plano deve beneficiar ainda as comunidades Tucunduba, Jarandragoeira, Caraúbas, Lagoa do Banana, Tanupaba, Matões, Japuara, Córrego do Alexandre, Pajuçara, Camará, Primavera, Pedreiras e Catirina.“Somente na Carauçanga serão 5 quilômetros asfaltados. Mais um fruto da parceria exitosa entre Governo do Estado e Prefeitura de Caucaia, dessa vez devolvendo a dignidade, garantindo o direito de ir e vir do homem do campo e proporcionando mais qualidade de vida à nossa gente”, disse Vitor Valim, Prefeito de Caucaia.“Quando a gente ouviu falar da estrada, nosso coração encheu de gratidão. A gente ficou muito emocionado e tivemos aquela esperança, a oportunidade que a gente tanto esperava”, lembra Elaine. “Todo mundo grato, porque nunca ninguém se interessou por fazer essa pista. Mas eu nunca perdi a fé. Eu sempre dizia: Um dia Deus ainda bota uma pessoa de vergonha pra fazer essa pista. De repente chegou. É o primeiro prefeito que olha pelas comunidades rurais”, agradece Lucielma.A estrada da Carauçanga, que também beneficia o Minguaú, está com cerca de 90% de obras concluídas, mas já mudou a realidade dos moradores. “Antes levava uns 30, 40 minutos pra gente sair daqui e chegar na BR. Agora dependendo do motorista não leva 10. Agora é gratidão. Todo mundo tá muito feliz”, finaliza Lucielma.
A produtora rural Lucielma Castro nasceu e cresceu no distrito de Carauçanga, localizada na zona rural de Caucaia, cerca de 20 km da sede do município. Ela conviveu por mais de 40 anos com uma das principais demandas dos moradores da localidade: o difícil acesso à comunidade, que não dispunha de uma estrada asfaltada para o deslocamento até a BR-020. “
No inverno era muito buraco, muito atoleiro, horrível”
, revela. “
Passei muito sufoco quando vinha com o caminhão carregado de ração pros meus porcos aqui nessa estrada. O socorro era procurar pedra pra poder sair do atoleiro ou esperar alguém pra ajudar a tirar o carro”
, relembra.Elaine Freitas, comerciante e também moradora de Carauçanga, tem relatos semelhantes de como era a vida antes do programa Bora Pavimentar que está levando mais de 140 quilômetros de pavimentação na Zona Rural de Caucaia. “Eu moro na Carauçanga há 30 anos. No inverno, nós perdemos o acesso à BR. Muito buraco, muitas pessoas iam para a 020 a pé. Ano passado mesmo a gente foi pra Caucaia, na volta deu uma chuva muito grande e a gente não conseguiu passar. O meu sentimento era de esquecimento, de desvalorização”.
Essa história começou a mudar em setembro deste ano, com o Plano de Revitalização de Estradas Vicinais, lançado pela Prefeitura de Caucaia, em parceria com o Governo do Estado. Pirapora, Matões e Sítios Novos também já tiveram suas novas estradas iniciadas. O Plano deve beneficiar ainda as comunidades Tucunduba, Jarandragoeira, Caraúbas, Lagoa do Banana, Tanupaba, Matões, Japuara, Córrego do Alexandre, Pajuçara, Camará, Primavera, Pedreiras e Catirina.
“Somente na Carauçanga serão 5 quilômetros asfaltados. Mais um fruto da parceria exitosa entre Governo do Estado e Prefeitura de Caucaia, dessa vez devolvendo a dignidade, garantindo o direito de ir e vir do homem do campo e proporcionando mais qualidade de vida à nossa gente”, disse Vitor Valim, Prefeito de Caucaia.
“Quando a gente ouviu falar da estrada, nosso coração encheu de gratidão. A gente ficou muito emocionado e tivemos aquela esperança, a oportunidade que a gente tanto esperava”, lembra Elaine. “Todo mundo grato, porque nunca ninguém se interessou por fazer essa pista. Mas eu nunca perdi a fé. Eu sempre dizia: Um dia Deus ainda bota uma pessoa de vergonha pra fazer essa pista. De repente chegou. É o primeiro prefeito que olha pelas comunidades rurais”, agradece Lucielma.
A estrada da Carauçanga, que também beneficia o Minguaú, está com cerca de 90% de obras concluídas, mas já mudou a realidade dos moradores. “Antes levava uns 30, 40 minutos pra gente sair daqui e chegar na BR. Agora dependendo do motorista não leva 10. Agora é gratidão. Todo mundo tá muito feliz”, finaliza Lucielma.