Pessoas transexuais e transgêneros residentes em Caucaia já podem dar início ao processo de retificação do prenome junto à Coordenadoria da Diversidade do Município. O órgão, criado na atual gestão municipal, realizará um pré-cadastro e, posteriormente, o acompanhamento técnico junto à Defensoria Pública, a Secretaria da Diversidade do Governo do Estado e Cartórios do município a fim de efetivar o direito sancionado pela lei municipal nº 3.608. “A Coordenadoria vai realizar um trabalho personalizado e acompanhar cada caso, dando todo o suporte necessário para a aquisição desse direito tão significativo para centenas de pessoas transexuais e transgêneros do município. Essa lei foi uma iniciativa muito sensível do prefeito Vitor Valim, que tem um impacto imenso na vida dessas pessoas, que poderão ter mais autoestima e dignidade junto à sociedade, agora com que realmente se identificam”, disse Joecildo Silva, coordenador da Diversidade de Caucaia.A atleta Lorenne Amorim já teve seu nome retificado através do Governo do Estado. “Desde muito nova me entendi uma mulher trans, mas sempre tive medo de assumir. Mas tive o apoio dos meus pais, e isso me deu ânimo”, disse. “Como sou atleta, pra poder competir no feminino, precisava da documentação. Falei com um amigo que já tinha feito esse processo, e dei início ao meu também”, relata. “Achei excelente a Prefeitura oferecer esse processo aqui mesmo. Vai abrir portas para pessoas que querem retificar. Tem gente que não tem disponibilidade nem condição financeira para se deslocar para outro município”, disse.InscriçõesOs interessados em dar início ao processo devem preencher o formulário no link abaixo, com os dados como nome, telefone, endereço, e-mail, entre outros. Uma outra etapa que finaliza o pré cadastro é o envio da Certidão de Nascimento para o e-mail da Coordenadoria, no endereço diversidade@sgg.caucaia.ce.gov.br.“Lembrando que o link ficará ativo durante 20 dias. Após isso, a Coordenadoria vai marcar uma data para o recolhimento dos documentos das pessoas interessadas, e dar continuidade aos trâmites”, finaliza Joecildo.
Pessoas transexuais e transgêneros residentes em Caucaia já podem dar início ao processo de retificação do prenome junto à Coordenadoria da Diversidade do Município. O órgão, criado na atual gestão municipal, realizará um pré-cadastro e, posteriormente, o acompanhamento técnico junto à Defensoria Pública, a Secretaria da Diversidade do Governo do Estado e Cartórios do município a fim de efetivar o direito sancionado pela lei municipal nº 3.608. “A Coordenadoria vai realizar um trabalho personalizado e acompanhar cada caso, dando todo o suporte necessário para a aquisição desse direito tão significativo para centenas de pessoas transexuais e transgêneros do município. Essa lei foi uma iniciativa muito sensível do prefeito Vitor Valim, que tem um impacto imenso na vida dessas pessoas, que poderão ter mais autoestima e dignidade junto à sociedade, agora com que realmente se identificam”, disse Joecildo Silva, coordenador da Diversidade de Caucaia.
A atleta Lorenne Amorim já teve seu nome retificado através do Governo do Estado. “Desde muito nova me entendi uma mulher trans, mas sempre tive medo de assumir. Mas tive o apoio dos meus pais, e isso me deu ânimo”, disse. “Como sou atleta, pra poder competir no feminino, precisava da documentação. Falei com um amigo que já tinha feito esse processo, e dei início ao meu também”, relata. “Achei excelente a Prefeitura oferecer esse processo aqui mesmo. Vai abrir portas para pessoas que querem retificar. Tem gente que não tem disponibilidade nem condição financeira para se deslocar para outro município”, disse.
Inscrições
Os interessados em dar início ao processo devem preencher o formulário no link abaixo, com os dados como nome, telefone, endereço, e-mail, entre outros. Uma outra etapa que finaliza o pré cadastro é o envio da Certidão de Nascimento para o e-mail da Coordenadoria, no endereço diversidade@sgg.caucaia.ce.gov.br.
“Lembrando que o link ficará ativo durante 20 dias. Após isso, a Coordenadoria vai marcar uma data para o recolhimento dos documentos das pessoas interessadas, e dar continuidade aos trâmites”, finaliza Joecildo.