Com a implantação do NCDI na UAPS Joaquim Braga, Caucaia passa a ser o 2o município do Estado a ofertar cuidado às criança com Transtornos de Desenvolvimento Infantil.
Como objetivo atender crianças de até quatro anos (primeira-infância) com atrasos ou transtornos de desenvolvimento infantil, o primeiro Núcleo de Crescimento e Desenvolvimento Infantil (NCDI), inaugurado pelo prefeito Vitor Valim, no posto de Saúde Joaquim Braga, no bairro Planalto Caucaia, celebrou dois meses de inaugurado com mais de 120 atendimentos. Atualmente, o Distrito 1 de Caucaia, onde fica localizado o posto Joaquim Braga, possui 193 crianças com algum transtorno ou atraso de desenvolvimento infantil.
O programa, que é realizado pela Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), conta com atendimento de uma equipe multiprofissional com terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, assistente social, nutricionista e profissional de educação física. Essa equipe desenvolve intervenções clínica-terapêuticas, que possuem o potencial de prevenir transtornos de desenvolvimento infantil e corrigir atrasos, gerando aquisições neuropsicomotoras, fortalecendo a vinculação familiar e comunitária.
Com a implantação do NCDI na UAPS Joaquim Braga, Caucaia passa a ser o segundo município do Estado do Ceará a ofertar cuidado às crianças na primeira infância com Autismo, TDAH e outros Transtornos de Desenvolvimento Infantil.
A equipe do NCDI atende pacientes recém nascidos com atrasos de desenvolvimento infantil, crianças com paralisia infantil, Sindrome Dwon, Autistas, crianças com agitação psicomotora e atrasos na fala e motor.
Camila Moreira, diretora da Atenção Primária à Saúde (APS) fala sobre a importância do programa. "Pela primeira vez em Caucaia, nós temos uma estratégia que consegue desenvolver uma estimulação precoce, um acompanhamento especifico direcionado para esse público. É uma iniciativa inovadora e um grande ganho para o município" afirma.
As crianças são atendidas no NCDI sempre com a presença de dois ou três profissionais, geralmente Terapeuta Ocupacional, Fonoaudióloga e Psicóloga ou Fisioterapeuta, a depender da necessidade do caso clínico.
*Saiba mais*
A previsão da SMS é ampliar, até janeiro de 2024, mais dois NCDIs, nos Distritos 5 e 6.