Os Tapebas são uma das etnias indígenas naturais de Caucaia, e reúne uma população de cerca de 9 mil pessoas, que são atendidas pela Prefeitura de Caucaia com escolas e calendário escolar próprios. Entre as atividades deste calendário, anualmente a comunidade se organiza a fim de realizar a Feira Cultura dos Tapebas, que compreende também a realização dos Jogos Indígenas e da Festa da Carnaúba. A festa começou na manhã desta quarta-feira (18), e vai até esta sexta-feira (20), com uma vasta programação.
O Prefeito de Caucaia, Vitor Valim, acompanhou a cerimônia de abertura do evento, e pode vivenciar tradições do povo originário, como a pintura corporal. "Quando falo sobre a importância de termos orgulho de ser de Caucaia, falo das nossas tradições, falo do nosso povo, que é o que temos de melhor. É muito gratificante me sentir acolhido por essa população, com uma cultura tão rica, e hoje podermos estar lado a lado, com o auxílio dessa sólida história que termos, escrevendo mais histórias de desenvolvimento para o nosso município", disse.
O evento acontece tradicionalmente às margens da Lagoa dos Tapeba, que deu origem à etnia. Segundo João Kennedy, presidente da Associação de Professores Indígenas Tapebas, são três dias de uma extensa programação: "A gente vai ter apresentações culturais, venda de artesanato e comidas típicas. No dia 20, é a festa da nossa árvore sagrada, então tem uma simbologia bem maior para o povo Tapeba, com o nosso ritual de purificação, e à noite com a nossa festa", disse.
Entre os esportes tradicionais que compõem os Jogos Indígenas estão: Duathlon, Resistência de Fôlego, Arco e Flecha, Arremesso de Lança, Cabo de Força, Corrida com a tora, entre outras. Além de Vitor Valim, Helder Nogueira, secretário executivo da SEDUC, o secretário de Educação, Sérgio Kobayashi, técnicos da Secretaria Municipal de Educação, a pajé Raimunda Tapeba, mestre da cultura do Ceará, entre outras lideranças indígenas da etnia Tapeba estiveram presentes.