Caucaia registrou, em agosto deste ano, a abertura de 369 empresas, apresentando um crescimento de 5,8% em relação a julho. Com essa marca, a cidade conquista a segunda posição no ranking de municípios cearenses que mais formalizaram novos negócios no mês passado. O município ficou atrás apenas de Fortaleza, onde foram criados 4.823 empreendimentos. Os dados fazem parte do levantamento mensal realizado pela Junta Comercial do Estado do Ceará (JUCEC).
O resultado positivo se deve ao trabalho de desburocratização que vem sendo desenvolvido pela gestão do prefeito Vítor Valim. Várias ações estão sendo implementadas para facilitar a vida dos empreendedores. "Uma dessas medidas foi a implantação da plataforma Empresa Mais Simples, que permite que o cidadão abra uma empresa em até cinco minutos. Isso é um ganho para nossa Caucaia. Nosso compromisso é criar oportunidades que gerem emprego e renda para a população", disse Valim.
Para a presidente da JUCEC, Carolina Monteiro, os números são reflexo das ações de simplificação do registro de empresas. "Destacamos o trabalho, em termos de política pública, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Jucec, para facilitar o empreendedorismo no Ceará. Ações como o programa Empresa Mais Simples e o Registro Automático são um incentivo muito forte à formalização de negócios".
Em Caucaia, dos 369 novos negócios criados em agosto, 233 foram abertos no setor de serviços, 103 no comércio e 33 na indústria. Atualmente, o município conta com 30.785 empresas ativas.
Ranking dos dez municípios que mais abriram empresas em agosto
1) Fortaleza - 4.823
2) Caucaia - 369
3) Juazeiro do Norte - 365
4) Maracanaú - 324
5) Sobral - 243
6) Eusébio - 141
7) Crato - 108
8) Itapipoca - 105
9) Horizonte e Iguatu - 96 (cada)
10) Itaitinga - 94