Kits escolares são distribuídos a alunos da rede municipal de Caucaia em parceria com a Cruz Vermelha e Embaixada da Holanda
Caucaia é o primeiro município a ser beneficiado com o Projeto Volta às Aulas, iniciativa que beneficia alunos em vulnerabilidade social com materiais escolares para um retorno às aulas com segurança sanitária, realizada pela Cruz Vermelha Brasileira (CVB) e financiada pela Embaixada do Reino dos Países Baixos. A cerimônia de entrega simbólica dos kits escolares aconteceu nesta terça-feira (15) na Escola Coronel Raimundo de Oliveira.
O evento contou com a presença do prefeito de Caucaia Vitor Valim, do vice-prefeito Deuzinho Filho, do embaixador do Reino dos Países Baixos, André Driessen, da consulesa do Reino dos Países Baixos no Ceará, Anete de Castro, Julio Calls, Presidente Nacional da Cruz Vermelha e do Secretário de Educação de Caucaia, Sérgio Kobayashi.
Durante a cerimônia, o prefeito Vitor Valim destacou a importância dos investimentos no ensino infantil. "A educação e os educadores são tratados com muito respeito. Nossa criançada é o futuro do país. Por isso, estamos inaugurando duas escolas de tempo integral e o nosso objetivo é ter 60% das escolas em tempo integral para que as crianças tenham boas oportunidades e fiquem longe de caminhos tortuosos. Vamos trabalhar para recuperar os 2 anos de prejuízo que tivemos com a pandemia. Vamos reverter isso e recuperar o tempo de educação em um ano", destacou Valim.
Ao todo, o projeto volta às aulas contempla 1.536 kits com 14 itens, entre eles, mochila, caderno, estojo e lápis. O kit também conta com máscaras descartáveis, álcool em gel 70%, garrafa reutilizável e manual de prevenção contra Covid-19.
Para a Maria Eridan, mãe de um dos alunos beneficiados, considera a iniciativa um grande benefício para as crianças. "Minha filha tá muito animada, entusiasmada, e quando ela soube que ia receber esse kit se interessou mais ainda. Muitas famílias não tem como comprar muitos dos ítens que tem nesse kit, por isso também eu acho interessante", revela.
Já para Bruna Mota, também mãe de aluno, "essa é uma ação essencial e importantíssima para o crescimento educacional dessas crianças. A gente sabe que vai passar por um ano desafiador, mas a gente sabe que vai dar tudo certo porque contamos com o empenho das escolas, da prefeitura e também dos próprios pais", disse.
Na ocasião, o prefeito Vitor Valim também destacou a conquista do aumento de 33% de aumento do salário dos professores no município. "Em Caucaia se cumpre a lei. O professor é tratado com respeito e aqui investimos em educação. Não se faz um futuro sem valorizar os professores", afirmou.
Júlio Cals, presidente Nacional da Cruz Vermelha, falou sobre a importância dessa iniciativa: "Caucaia é pioneira em muitos aspectos e por isso, a educação também merece transformação com esse projeto dos Kits Escolares. Esse projeto vai fazer a diferença na vida de muita gente pois é só através da educação que podemos mudar esse país e ter uma Caucaia melhor".
O embaixador do Reino dos Países Baixos no Ceará, André Driessen, também reforçou que estava muito feliz de estar em Caucaia: "o Brasil e o Reino dos Países Baixos são países amigos e que tem uma relação de cooperação e ajuda humanitária histórica. Os laços de amizade são fortes. A educação é a base da sociedade e abre a porta para uma vida melhor e de qualidade. Ensino de qualidade é essencial para mitigar os efeitos da pandemia. E por isso, em nome da amizade entre os países, criamos o projeto de financiamento específico para diminuir os efeitos da pandemia na educação no Brasil, em especial em Caucaia. Encontramos na Cruz Vermelha Brasileira (CVB) perfeita para a execução desse projeto", afirmou.