A Prefeitura de Caucaia e o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa) assinaram, nesta quinta-feira (27/7), um protocolo de cooperação com o objetivo de realizar atividades acadêmicas, científicas, técnicas, pedagógicas e culturais em áreas de interesse comum.
O acordo abrange ações de integração entre as partes, visando a formação e a capacitação de servidores em níveis de graduação e pós-graduação, bem como a criação de políticas públicas que solucionem problemas locais. O pacto também prevê o compartilhamento de conhecimentos, informações e experiências entre os dois países.
Na ocasião, o prefeito Vítor Valim ressaltou a importância da cooperação mútua para o desenvolvimento de Caucaia, em especial para a qualificação dos servidores. "É com muita alegria que firmamos essa parceria, que vai trazer grandes melhorias educacionais para os nossos servidores. Caucaia é um município que investe no servidor, que acredita que os políticos passam, mas os servidores ficam. Não é à toa que este ano vamos fazer um concurso para mais de 1.800 vagas."
O secretário municipal de Finanças, Alexandre Cialdini, disse que o protocolo permitirá o aprimoramento da gestão pública da cidade. "Este programa é inédito para os professores, servidores e gestores de Caucaia. Estamos trazendo um dos institutos europeus mais especializados no campo das ciências sociais e da administração pública. Com a Universidade de Lisboa, essa universidade centenária, a Prefeitura de Caucaia irá dar um passo extremamente significativo para melhoria da governança e da gestão fiscal, urbana e administrativa dessa cidade tão importante para o Ceará."
Para o presidente do ISCSP, professor Ricardo Pinto, a parceria fortalece a aproximação entre a academia e a comunidade. "Através desse acordo, poderemos pôr o conhecimento que desenvolvemos a serviço da sociedade. Vamos qualificar as pessoas a desenvolver competências que possam ser úteis para produzir melhores políticas públicas. Entendemos que é importante irmos ao encontro da sociedade e ajudarmos as instituições, como é o caso das prefeituras, que impactam no dia a dia das pessoas", observou.
O protocolo de cooperação terá a duração de cinco anos. Nos próximos meses, serão definidas as ações relativas à formação acadêmica e à consultoria que será prestada pela universidade.
Participantes
Participaram ainda do encontro o procurador-geral do município, Gutemberg Holanda; o secretário municipal de Educação, Sérgio Kobayashi; e os gestores do ISCSP, João Catarino (coordenador da área de Administração Pública), Joaquim Caeiro (professor da área de Administração Pública) e Pedro Lagos de Abreu (coordenador de Cooperação e Desenvolvimento). O presidente e o secretário executivo da Comunidade Intermunicipal do Oeste, de Portugal, Pedro Folgado e Paulo Simões, respectivamente, também estiveram presentes.