Na tarde desta quarta-feira (19), o prefeito de Caucaia, Vitor Valim, recebeu uma comitiva de representantes da empresa Fortescue Future Industries (FFI). No encontro, foi oficialmente lançada a nova planta do conglomerado, que deve se instalar na Zona de Processamento de Exportação 2 (ZPE), em território cem por cento caucaiense. Essa é mais uma empresa a se instalar no município, após a atual gestão implementar uma forte política de fomento e atração de novos empreendimentos para a região.
"Com muita alegria estou com toda a equipe executiva da Fortescue, empresa que vai se instalar no nosso município, uma planta de Hidrogênio Verde, são mais de 5 mil empregos direto para o nosso município, mais especificamente na ZPE 2 que é toda dentro do nosso território caucaiense", frisou Vitor Valim, prefeito de Caucaia.
"É uma honra estar aqui em Caucaia, um honra ver todos os projetos que estão sendo feitos aqui em Caucaia. Realmente é um avanço muito grande, a gente vê obras em toda a cidade. A Fortescue é uma empresa global que pretende trabalhar muito, estamos avançando em várias áreas, e entendemos que aqui hoje é o lugar de fazer Hidrogênio Verde, e a gente está muito contente com esse progresso", disse Luis Viga, Brasil Country Manager da Fortescue.
Atualmente, o projeto encontra-se em fase de pré-viabilidade, desenvolvendo os Estudos de Impacto Ambiental e Social, que permitirão selecionar as melhores opções para a produção de hidrogênio verde na região, contemplando a proteção da biodiversidade e das comunidades que serão projetadas mais tarde, na fase de viabilidade. Após isso, segue-se com as fases de construção e, posteriormente, início das operações.
"Estamos trabalhando diuturnamente para o desenvolvimento do nosso município. Investindo em educação e capacitação profissional justamente para que os empregos, trazidos por empresas como a Fortescue, possam beneficiar a nós, cidadãos caucaienses, mais desenvolvimento e mais empregabilidade para todos nós. Para que cada um de nós tenhamos cada vez mais orgulho por ser de Caucaia", finalizou Vitor Valim.
No último dia 12, a Casa dos Ventos Energias Renováveis S/A também anunciou a instalação da Planta de Hidrogênio Verde, na expansão da ZPE 2. Aprovado em junho de 2022 através da 4ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal do Plano Diretor Participativo - CMPDP, o HUB de Hidrogênio Verde tem sido significativo na atração de empreendimentos sólidos voltados para a produção de H2V. Além do prefeito de Caucaia, o Secretário de Planejamento Urbano e Ambiental, Diego Pinheiro, e o chefe de gabinete do município, Francisco Caminha, estiveram presentes.
Saiba mais
O hidrogênio verde é um combustível de carbono zero, produzido a partir de energia renovável. Pode ser
produzido por um processo chamado eletrólise, que usa eletricidade para quebrar a água em seus componentes: hidrogênio e oxigênio. É chamado de "hidrogênio verde" porque a eletricidade utilizada é renovável, como eólica ou solar.