NOTÍCIAS

21-JUL-2023

Prefeitura de Caucaia busca aderir ao programa Empresa Mais Simples

#Finança POR ASCOM 21 DE JULHO DE 2023

Gestores da Secretaria de Finanças (SEFIN), Secretaria de Planejamento Urbano e Ambiental (SEPLAM) e Secretaria da Saúde de Caucaia (SMS) se reuniram, nesta quarta-feira (19), na sede da SEFIN, com representantes da Junta Comercial do Estado do Ceará (JUCEC) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). O objetivo do encontro foi alinhar detalhes da adesão do município ao Programa Empresa Mais Simples. Coordenado pela JUCEC, a iniciativa traz simplificação e agilidade para o processo de formalização de novos negócios, possibilitando a abertura de empresas em até cinco minutos.

O secretário de Finanças, Alexandre Cialdini, destacou a importância de implementar o Empresa Mais Simples no município. "Esse programa vai melhorar o ambiente de negócios. Essa melhora diz para o contribuinte e para a empresa: 'venha investir em Caucaia. Aqui, você investe com velocidade, celeridade, legalidade e transparência'. Acho que esse é o principal objetivo. Outro é a integração com a Jucec e o Sebrae, organismos extremamente importantes, que são fundamentais na base das empresas que compõem o Simples Nacional ou qualquer outro segmento".

Para o consultor de Negócios da JUCEC, Eduardo Jereissati, a iniciativa facilita a constituição, licenciamento e legalização de empresas de baixo risco, que não geram grande impacto ambiental, sanitário e urbano. "O empreendedor tem essa facilidade, de encontrar os caminhos para a sua regularização e ter a segurança jurídica, a paz de espírito de funcionar de forma legalizada. O município vai poder se concentrar na prestação do serviço daqueles casos que precisam de um olhar mais cauteloso", disse, complementando que, com o Empresa Mais Simples, o município vai gerar empregos, aumentando o desenvolvimento econômico e a arrecadação.

O representante do SEBRAE, Eduardo Azevedo, disse que a entidade de apoio às microempresas atua com foco na desburocratização e na articulação com os municípios. "Estamos fazendo essa coordenação junto a todos os municípios do Ceará para que esse projeto possa realmente andar e ter mais agilidade. Esse programa vai fazer com que a criação de empresas se torne bastante simples, automática, desburocratizada e segura. Era muito forte a informalidade das empresas. A consequência era que o município perdia a cobrança de taxa de alvará, de registro sanitário, e deixava de arrecadar o ISS (Imposto sobre Serviços). Com esse projeto, as empresas são atraídas e os contadores abraçam a iniciativa. É um ganha-ganha para todos e isso faz com que o município tenha um crescimento econômico significativo".

Participaram ainda da reunião de alinhamento o secretário executivo de Planejamento Urbano e Ambiental, David Pizol; a coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Silvana Coelho; os gestores da SEFIN: Celita Farias, diretora de Tributação; Márcio Gonçalves, coordenador de Tecnologia da Informação; Narcélio de Sá, gerente de Tributos Imobiliários e Angélica Pires, gerente de Acolhimento, e da SEPLAM: Lara Fernandes, diretora de Planejamento e Licenciamento Urbano; Fernando Fernandes, gerente de geoprocessamento; Jonathan Bessa, coordenador de Tecnologia da Informação e Iaci Batista, coordenadora de Licenciamento para funcionamento.

Empresa Mais Simples

O Programa Empresa Mais Simples simplifica o registro e a legalização de empresas de baixo risco (que não geram grande impacto ambiental, sanitário e urbano), reduzindo o tempo de formalização e licenciamento de novos negócios em até cinco minutos. A iniciativa conta com a adesão de todos os órgãos licenciadores e tributários, estaduais e municipais, para facilitar a emissão de inscrições, licenças e alvarás necessários aos novos empreendimentos.

Na plataforma, estão contemplados o registro mercantil da Junta Comercial; as inscrições tributárias da Secretaria da Fazenda e Secretaria de Finanças; os alvarás de funcionamento da Prefeitura; os licenciamentos ambientais e sanitários das Secretarias de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária, assim como o certificado de conformidade do Corpo de Bombeiros.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#LGBTQIAP+ Há 1 dia(s)

Em novo mutirão de retificação de nome social, Caucaia beneficia mais 34 transsexuais e travestis

O auditório da Câmara Municipal de Caucaia foi enfeitado com as cores da bandeira LGBTQI [...]

#Trabalho Há 1 dia(s)

1º Hackathon Caucaia Valley seleciona equipes vencedoras

O 1º Hackathon Caucaia Valley, ocorrido neste sábado (22) e domingo (23), reuniu as 13 e [...]

#Habitação Há 1 dia(s)

Prefeitura de Caucaia e Governo do Estado realizam entrega de escrituras de imóveis para famílias de baixa renda

Mais de 600 famílias receberam, na manhã deste sábado (29), o documento que garante a pr [...]

#Obra Há 6 dia(s)

Prefeitura inicia pavimentação asfáltica em mais de 30 bairros de Caucaia

O Bora Pavimentar, programa que está levando à zona rural de Caucaia, pela primeira vez, [...]

#Emprego Há 8 dia(s)

Prefeitura de Caucaia divulga resultado das propostas técnicas para os permissionários do Mercado da Jurema

Após pouco mais de um mês de análise, a Prefeitura de Caucaia, através do setor de Licit [...]

#BoraPavimentar Há 10 dia(s)

Prefeito de Caucaia, Vitor Valim, anuncia a segunda etapa do programa Bora Pavimentar Rural

Na última sexta-feira (21), o prefeito de Caucaia, Vitor Valim, e lideranças, entre elas [...]

#Saúde Há 13 dia(s)

Caucaia inicia mais uma etapa da campanha de cirurgias de catarata

O programa “Visão do Bem” beneficiará mais 260 pessoas nesta nova fase

#Habitação Há 17 dia(s)

Programa Bora Habitar conta com novo local de inscrição, oferecendo mais comodidade aos caucaienses

Lançado na última sexta-feira (14), o Bora Habitar, maior programa habitacional da histó [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5