Para ter acesso ao serviço, o tutor deve entrar em contato com o Núcleo de Endemias e Zoonoses de Caucaia
A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, de forma totalmente gratuita, mais de 1.300 testagens rápidas do diagnóstico da Leishmaniose Canina (calazar) nos seis primeiros meses de 2023.
O teste pode ser feito em cães a partir de quatro meses de idade que apresentem como principais sintomas: Crescimento exagerado das unhas, que ficam espessas e com aspecto de garras, as almofadinhas das patas também ficam mais ásperos e rugosos, queda de pelos e descamação da pele, nódulos e caroços pelo corpo, que seriam inflamações dos gânglios linfáticos (conhecidas como "ínguas"), emagrecimento, feridas na pele, nas orelhas e focinho que parecem nunca curar, perda de apetite, diarreia e vômito, sangue nas fezes, conjuntivite, entre outros.
Para ter acesso ao serviço, o tutor deve entrar em contato com o Núcleo de Endemias e Zoonoses de Caucaia e uma equipe vai ao local para realizar o teste. Em caso de resultado positivo, a amostra será enviada ao laboratório para ser realizado o teste confirmatório da doença.
Leishmaniose Visceral Canina (calazar)
A Leishmaniose é transmitida por picada de um flebótomo contaminado (conhecido como mosquito-palha) e pode acometer cães e humanos.
O combate ao inseto vetor deve ser feito com aplicação de inseticida no ambiente e o uso de produtos repelentes no cão. Além disso, as pessoas devem evitar deixar os animais em ambientes úmidos e que acumulem matéria orgânica (lixo, fezes de animais e frutas em decomposição) que possa facilitar a criação do mosquito.
Saiba mais:
Por conta da incidência de casos de Leishmaniose em humanos na localidade Barreira Vermelha nos últimos três anos, o Núcleo de Endemias e Zoonozes realizou, este ano, mutirão de encoleiramento de cães para o controle da Leishmaniose Visceral Canina (LVC). A ação faz parte do Programa Nacional de Encoleiramento de Cães, realizado em parceria com o Ministério da Saúde.
Serviço:
Telefone Núcleo de Endemias e Zoonoses de Caucaia:
(85) 3342-8010
(85) 99190-7101