Pelo menos 350 caucaienses já são beneficiados com as aulas de pilates que acontecem durante a semana na cidade
Após a realização de uma formação para educadores físicos e fisioterapeuta já contratados pelo Município, a Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ampliou a quantidade de locais da prática de pilates solo para pacientes adultos e idosos atendidos nas Unidades de Atenção Primária à Saúde/UAPS (postos de saúde) que sofrem de hipertensão e diabetes.
Além dos bairros Araturi e Jurema, agora as aulas também são realizadas no Planalto Caucaia, Pacheco, Tabuba e no Posto de Saúde de Assistência à Criança (CAIC), Centro de Atenção Psicossocial - CAPS GERAL e AD, contemplando todos os distritos de saúde de Caucaia. Pelo menos 350 caucaienses já são beneficiados com as aulas de pilates que acontecem durante a semana na cidade.
Bem como o recebimento da medicação e atendimento médico periódico, adultos e idosos também têm a oportunidade de fazer o pilates como uma atividade complementar totalmente gratuita para melhorar a qualidade de vida.
A atividade conta com a parceria na condução dos grupos com os residentes da Escola de Saúde Pública do Ceará -ESP/RIS, Rauel Soares, Juliane Andrade e Keven Nascimento, profissionais de educação física.
Antônio Oliveira, educador físico e professor de pilates, ressalta os benefícios da ação. "A prática de pilates para adultos e idosos é importante para a prevenção e o controle de doenças, proporcionando um envelhecimento saudável e funcional, além de trazer uma integração social e melhoras dos sintomas de ansiedade, estresse e depressão. Por isso, realizamos essa expansão dos locais para atender um número cada vez maior de alunos", afirma.
O processo de encaminhamento médico para a realização da atividade é baseado principalmente em pacientes portadores de doenças crônicas com capacidade física, na qual os componentes do sedentarismo, ansiedade, estresse, dor crônica pouco responsiva ao tratamento medicamentoso e com influência emocional, estejam comprometendo a qualidade de vida.
Jucilene Ferreira (52), moradora do bairro Jurema, relata o quanto a prática do pilates tem modificado a vida dela. "O pilates, para mim, é fonte de aprendizado e benefícios. Eu sentia muitas dores no corpo antes de fazer as aulas. Não sinto
Mais. E agora, eu também aplico o que eu aprendo na minha casa. Faço alguns exercícios com o meu esposo e com a minha sogra, que também já não sente dores. Isso é maravilhoso!", celebra.
A ação também é realizada em forma de aulões programados antecipadamente nas praias de Caucaia.
*Saiba mais*
O curso, que teve duração de 44h/a e é ministrado por Antônio Oliveira, educador físico e professor de pilates, e Juliane Andrade, profissional residente, aconteceu entre outubro e novembro de 2022.