Desde o início do programa Caucaia Empreendedora, 600 caucaienses já se profissionalizaram em cursos de capacitação voltados para as principais demandas do mercado de trabalho. Nesta quinta-feira (06), trinta novos concludentes receberam seus certificados dos cursos de Assistente Administrativo e Almoxarifado, ambos com 160 h/a. A formação é uma parceria entre a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI. A gestão municipal cede o espaço, equipamentos e realiza a logística de matrícula e captação. Ao SENAI cabe o material pedagógico e os profissionais que ministram o curso.
Gleiciane Costa, moradora do bairro Patrícia Gomes, é uma das concludentes, e encarou a capacitação como um verdadeiro desafio que conseguiu superar. "Eu fiquei sabendo do curso pelas redes sociais da Prefeitura de Caucaia. Eu achei excelente, é um curso muito rico. Foi bem difícil, mas muito proveitoso. Eu aprendi muita coisa e me superei aqui", agradeceu. Já Sandy Alves já tinha experiência na área de Almoxarifado, mas ampliou os conhecimentos na formação promovida pela Prefeitura. "Eu já estagiei nesta área, e queria expandir meus conhecimentos. Foi incrível! Muitas coisas que eu já tinha colocado em prática eu reaprendi e outras coisas que eu não sabia, eu não tinha ideia do que era, eu aprendi aqui", relata.
Estiveram presentes a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Natécia Campos, da representante do SENAI Alcilane Mota, e também o Prefeito de Caucaia, Vitor Valim. "É esta a função de uma gestão municipal que olha para o futuro. Formar e qualificar os nossos cidadãos tem sido um dos nossos focos de trabalho. Motivo pelo qual fico muito feliz em ver tantos jovens caucaienses neste dia, e mais ainda em saber que já são mais de 600 pessoas formadas em iniciativas como essas", comemorou.
A SDST já deu início a mais dois cursos do programa Caucaia Empreendedora: pizzaiolo e salgadeiro. E mais duas turmas estão previstas para começarem em agosto: operador de computador e instalador e reparador de fibras óticas. Para se inscrever, basta procurar o Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ), na rua 15 de novembro, 1478 - no Centro, das 08h às 16h. Para mais informações, o telefone para contato é o (85) 9 9119 2989. "Eu como uma jovem de 18 anos que estou ingressando no mercado de trabalho acho importantíssimo que a Prefeitura traga esses projetos. Agora, com esse certificado na mão, e já está no meu currículo, tô com bastante fé que vou conseguir", finaliza Sandy.
Capacitação
Desde novembro de 2021, Caucaia vem investindo fortemente em capacitação profissional gratuita, dando oportunidade para que os caucaienses possam empreender, com o suporte técnico necessário para a garantia do sucesso destes empreendimentos.
Prova disso é o Caucaia Empreendedora, que já formou 630 caucaienses. Além do Prosperar, maior projeto de capacitação profissional do município, que oferece 57 cursos gratuitos com o objetivo de capacitar e fortalecer o empreendedorismo da comunidade local. Os cursos são oferecidos na modalidade presencial, EAD e híbrido.