A iniciativa promove inclusão sociodigital para a geração 60+
A tecnologia e as redes sociais impactam a vida de todas as gerações. No caso dos idosos, a tecnologia e as redes sociais ajudam na vida cotidiana ao proporcionar socialização, conexão e independência. Pensando nisso, a Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST), e o Instituto Idear promoveram na última segunda-feira (26), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Grilo, o encerramento da segunda turma do Projeto Chá Tecnológico e Social, voltado para pessoas com mais de 60 anos. O principal objetivo do projeto é ajudar na inclusão sociodigital e promover a independência dos idosos no uso dos meios digitais atuais.
Em Caucaia, o Projeto Chá Tecnológico e Social funciona desde 2021. O curso tem até 100 hora/aula e vários módulos. Os participantes que finalizam o curso recebem um tablet para pôr em prática tudo que foi aprendido.
Até o momento, foram formadas duas turmas, 63 concludentes em cursos totalmente gratuitos, nos quais os participantes realizam atividades voltadas para o ensino das tecnologias do dia a dia, além de complementação de atividades de crochê, canto, ginástica, educação financeira, entre outros.
A primeira edição do projeto aconteceu em 2021 e, até o momento, o projeto conta com duas turmas formadas. Com as aulas do projeto, os idosos aprendem a usar o celular e outros dispositivos tecnológicos do dia a dia. Os assuntos abordados durante toda a capacitação foram: aprendendo a utilizar o celular, fazendo videoconferência, redes sociais (WhatsApp, Facebook, Youtube e outras), pesquisas na internet, aplicativos de banco, solicitação de táxi e afins (Uber, 99 Pop), compra e venda no ambiente digital, músicas e filmes na internet. Além dos módulos voltados para a área tecnológica, o projeto oferece minicursos e oficinas de crochê, canto, ginástica, educação financeira, desenvolvimento cognitivo, saúde, entre outros.
Para a secretária da SDST, Natécia Campos, que estava no evento de encerramento da última turma, a iniciativa foi muito importante para incluir os idosos no mundo digital e conectá-los com as novas gerações. "É muito importante promover esse projeto em Caucaia. Os idosos precisam desta instrução tecnológica para terem mais autonomia nesse mundo digital em que vivemos. O projeto oferece também interação social e dá oportunidade de inclusão social digital da geração 60+", afirmou a secretária.
De acordo com a SDSTS, ainda haverá a formação da terceira turma do Projeto Chá tecnológico e social, porém não há data confirmada ainda. A divulgação das inscrições será feita pelos CRAS.
Projeto Chá tecnológico e social
O Projeto Chá tecnológico e social contribui para inclusão sociodigital, fortalecimento de vínculos, promoção do bem-estar, desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos das pessoas acima de 60 anos.
Em Caucaia, o Projeto Chá Tecnológico é executado pelo Instituto Idear com recursos do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa e pela parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho
- SDST e o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso - COMID.