O ambiente marinho está em pleno equilíbrio no litoral de Caucaia e prova disso foi o registro de mais um nascimento de filhotinhos de tartarugas. Na última sexta-feira (16), no Dia Mundial da Tartaruga Marinha, 137 filhotes, da tartaruga de pente, Eretmochelys imbricata, nasceram na Praia do Cumbuco. A eclosão dos ovos foi acompanhada pelo Instituto do Meio Ambiente do Município de Caucaia (Imac), pelo prefeito de Caucaia, Vitor Valim, alunos da rede municipal, turistas, Agentes Jovens Ambientais (AJAs) e pela comunidade local.
Só este ano, a Prefeitura identificou mais de 135 ninhos em todo o litoral. O nascimento das 137 tartarugas registradas nessa sexta-feira, pode ser acompanhado por alunos do sexto ano da Escola Municipal 7 de Setembro, da Jurema.
O presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia, Leandro Alves, destacou que o momento foi uma ótima oportunidade de educação ambiental para os estudantes. "O foi um dia de educação ambiental muito importante para essa turma que está podendo ver na prática o que está acontecendo no nosso litoral. Daqui a 15 a 20 anos essas mesmas tartaruguinhas vão retornar para Caucaia para fazer o mesmo processo. As tartarugas são termômetros de qualidade ambiental e é por isso que a gente está empenhado em cuidar delas", reforçou Leandro.
O prefeito de Caucaia, Vitor Valim, que estava na companhia da filha e da primeira-dama, Juliana Valim, ficou emocionado ao presenciar mais um nascimento no litoral do Cumbuco. "É muito importante investirmos em políticas de educação ambiental no nosso município. Nós somos o primeiro município que cuida com recursos próprios de monitoramento das tartarugas e isso é motivo de orgulho. Isso significa respeito ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável para a nossa Caucaia", frisou o gestor.
A primeira-dama, Juliana Valim, ressaltou que foi um dia de muita emoção. "Eu estou orgulhosa de presenciar todo esse cuidado com as tartaruguinhas. Fico muito feliz com o brilho no olhar dos estudantes neste dia mágico. É encantador presenciar tudo isso", ressaltou Juliana.
A turista de Belo Horizonte, Izabela Viera, que visitou pela primeira vez o Cumbuco, se sentiu abençoada por presenciar o momento. "Eu estou me sentindo super abençoada por viver isso. é lindo demais. Foi maravilhoso presenciar esse cuidado com esses bichinhos", destacou Izabela.
Litoral cauceiense
O litoral de Caucaia um dos locais onde há bastante desova de tartarugas, por exemplo, a praia do Cumbuco é a única do Ceará com certificação Bandeira Azul, uma chancela internacional que atesta o foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social do município.
Pioneirismo
Desde 2022 o IMAC possui uma licença de monitoramento de ninhos de tartarugas concedida pelo ICMBio e segue sendo o primeiro e único órgão ambiental municipal no Ceará que realiza esse trabalho com recursos próprios e de forma autônoma.
Caucaia é o segundo município do Brasil a ter autorização ambiental para esse tipo de monitoramento ambiental. Essas conquistas se devem ao investimento em ações de preservação e monitoramento desenvolvidas pela gestão municipal atual.
Além do monitoramento do ambiente marinho costeiro, o IMAC contribui com a preservação ambiental do município em seu trabalho de licenciamento, fiscalização, educação ambiental e gestão do lixo.
Monitoramento
O IMAC informa que a população pode ajudar a monitorar a vida marinha e costeira do município e proteger os ninhos das tartarugas. Para isso, basta entrar em contato através do número de Whatsapp (85) 98108-0778 e informar onde foram avistados ninhos e encalhes de animais vivos ou mortos.