Ao término do curso, agora no mês de junho, os profissionais se tornarão técnicos em suas respectivas áreas de atuação, em prol da promoção da saúde dos usuários do SUS
Os agentes comunitários de saúde (ACS) e os agentes comunitários de endemias (ACE) de Caucaia participam do curso do Projeto Saúde com Agente, que é uma parceria com o Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais (Conasems) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Ao término do curso, agora no mês de junho, os profissionais se tornarão técnicos em suas respectivas áreas de atuação, em prol da promoção da saúde dos usuários do SUS.
O curso é realizado em modelo híbrido com atividades em Educação a Distância (EAD) e atividades práticas presenciais, com diversos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Caucaia como preceptores.
Na última semana, a disciplina 21 (Educação em Saúde) do Curso em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias foi realizado pela Dra. Adelaide da Silveira, enfermeira da Unidade de Atenção Primária à Saúde/UAPS (postos de saúde) Afonso de Medeiros e executado pelos agentes de endemias. A ação contou com a presença do coordenador do Núcleo de Endemias e Zoonoses de Caucaia, Marquezan Rocha, e pelo Secretário Municipal de Saúde de Caucaia, Zózimo Medeiros.
A programação do evento contou com três cenários no Bairro do Tabapuá: panfletagem na UAPS Afonso de Medeiros; Blitz em pontos comerciais e semáforo; Palestra dialogada e expositiva em Escola de Ensino Médio Integral (EEMTI José Maria Pontes da Rocha). Na oportunidade, também houve participação e idealização da ação pelos Agentes de Endemias, com apoio dos Agentes Comunitários de Saúde do bairro, Vigilância Ambiental e do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS).
Dra. Adelaide Silveira disserta sobre a importância da formação. "Avalio esse curso como de grande relevância para a qualificação e formação dos profissionais (ACE e ACS) do município de Caucaia e de todo Brasil, repercutindo de forma positiva na promoção da saúde da população, além da valorização e satisfação profissional por parte dos alunos Como enfermeira do município de Caucaia, sinto-me feliz em poder contribuir para a formação desses profissionais" afirma.
Saiba mais
O Curso de Nível Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias e Nível Técnico em Agente Comunitário em Saúde possui alunos que são Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Agente Comunitário de Saúde (ACS) de todo o País que estejam em exercício profissional e acompanhados nas atividades teóricas por tutores e nas atividades práticas por preceptores (enfermeiros e dentista do município.
O curso tem duração de 10 meses, com carga-horária de 1275 horas.