O campanha do Selo UNICEF em Caucaia segue batendo metas e agora é destaque nacional ao atingir a terceira colocação estadual no Busca Ativa Escolar, programa do UNICEF que prevê o monitoramento dos estudantes matriculados na rede municipal. Estamos entre os três municípios que mais matriculou e organizou a vida escolar de crianças e adolescentes em Caucaia. O reconhecimento foi publicado no perfil do Instagram da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará, @apdm.ce.
Em fevereiro, o município já havia batido a meta do programa, adiantando o prazo dado aos municípios brasileiros, que ia até o final de maio. Através de uma série de estratégias, o órgão promoveu a identificação de estudantes em idade escolar que não estavam matriculados, ou se encontravam em outra rede educacional, e resgatou essas matrículas, colocando o aluno em sala de aula.
"Importante ressaltar que não seria possível conseguir esse resultado sem os demais órgãos da gestão municipal. Agentes de saúde, os profissionais dos CRAS e CREAS do município e os Conselheiros Tutelares são importantes suportes no alcance dessa meta que é tão importante para Caucaia", disse Andréa Herculano, Mobilizadora do Selo UNICEF na Secretaria Municipal de Educação.
Os números iniciais previam que 1639 crianças e estudantes estavam em situação de abandono escolar. A última medição está sendo concluída realizada em 31 de março de 2023 e previa a (re)matrícula de 657 estudantes. Porém, essa meta já foi alcançada pela equipe responsável ainda no mês de fevereiro.
De acordo com Cláudia Diniz, Coordenadora Operacional do Programa, agora a equipe vai se concentrar em acompanhar os alunos buscados, e monitorar possíveis casos de abandonos eminentes. "Agora vamos acompanhar os alunos que entraram nessa fase por meio de observações que acontecem ao longo do ano, para termos a certeza de que os alunos, depois que retornaram à escola, permanecem efetivamente, garantido o direito de acesso à Educação. Outro passo importante é iniciar a segunda fase da edição, que se iniciará no final do mês de maio, que se dará através do mapeamento de novos casos de risco de abandono ou evasão, identificando as causas e buscando soluções adequadas para que o estudante retorne à escola, após inicia-se um novo ciclo de observações desses novos casos", relata.