A cidade de Caucaia foi o primeiro município, não capital, a assinar um acordo de cooperação entre Controladoria Geral do Município e Secretaria de Controle Interno da Presidência da República. O termo inaugura uma série de procedimentos positivos para o município, como a troca de experiência e boas práticas de procedimentos, a capacitação de servidores do município, além da utilização do sistema do órgão federal.
Roberto Medeiros, Controlador Geral do Município, revela que um acordo semelhante só havia sido firmado entre o órgão federal e governos estaduais ou capitais de estado. Caucaia será o primeiro município do Brasil a firmar esse tipo de parceria com o órgão federal. "O nosso objetivo é elevar o nosso padrão técnico, práticas e procedimentos ao que há de melhor em todo o território nacional. Utilizaremos um sistema informatizado sem custos para o município, para acompanhamento de compras e contratações, fortalecendo ainda mais um dos nossos principais valores: a transparência", disse.
"Caucaia é um município muito grande, é o segundo mais populoso do estado do Ceará, que cresce a cada dia, além da proximidade que temos com o Controlador Geral do Município, então será um grande prazer iniciarmos em breve a etapa de implementação do nosso acordo de cooperação", disse Edson Leonardo D. Sá Teles, Secretário de Controle Interno da Presidência da República.
Saiba mais
A Secretaria de Controle Interno da Presidência da República tem por missão assegurar a existência e adequação dos mecanismos de governança postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão dos órgãos da Presidência da República e Vice-Presidência da República.
A Secretaria atua sob a supervisão técnica da Controladoria-Geral da União (CGU), órgão central do Sistema de Controle Interno, e integra a estrutura organizacional da Secretaria-Geral da Presidência da República.