Em março de 2022, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), firmou acordo técnico inédito e pioneiro junto ao programa Mais Pecuária Brasil. A iniciativa visa proporcionar o melhoramento genético de rebanho bovino de produtores rurais do município, através de inseminação artificial. Pouco mais de um ano após as primeiras inseminações, o programa já dá resultados.
Eliomar Mota, conhecido como Coco, foi o primeiro produtor rural beneficiado no município. Na sua propriedade, localizada no Boqueirão dos Cunhas, zona rural de Caucaia, 10 vacas foram inseminadas em julho de 2022, resultando em cinco gestações de sucesso. "Bom demais porque é uma coisa de qualidade, um bicho inseminado vem um touro bom, uma vaca boa", elogia. Dois bezerros, frutos de inseminação artificial, já nasceram em sua propriedade.
A Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER) e a empresa Alta Genetics são parceiras do projeto. O programa realiza o procedimento de inseminação de vacas com sêmens das raças Girolando, Holandês e Nelore. A parceria tem uma duração de até quatro anos e a meta é a inseminação de até 2400 animais. O prefeito de Caucaia, Vitor Valim, visitou a casa de seu Eliomar, e fiscalizou de perto o resultado do trabalho. "Quem tiver interesse em levar o programa até a sua propriedade, tem a parceria da Prefeitura. Muitos produtores não acreditaram nesse trabalho, mas hoje o Eliomar e muitos outros produtores são a prova de que a Prefeitura de Caucaia é parceria do homem do campo", disse.
Até o momento, já foram cadastrados 65 produtores e 188 inseminações. No último dia 03 de março, a gestão municipal assinou aditivo ampliando a vigência do Programa por mais um ano.
Inscrições
Para participar do Programa, o produtor rural deve encaminhar-se à sede da SDR, na rua Coronel Correia, nº 2214, no centro de Caucaia, portando RG, CPF e comprovante de residência, além das informações acerca do gado e da propriedade, tais como: tipo de alimentação, forma de manejo e a atestado sanitário (brucelose e aftosa). Uma vez inscrito e aprovado, o produtor receberá visitas dos técnicos para acompanhamento técnico.