Na última quinta-feira (19), a Prefeitura de Caucaia reuniu bugueiros, representantes do poder municipal e representantes do trade turístico no Centro de Formação (CEMFA), na Tabuba, para a assinatura do projeto de lei que formaliza a permissão de trabalho de 189 Bugueiros no município de Caucaia. O prefeito de Caucaia Vitor Valim esteve presente no evento e, após a assinatura do projeto de lei, acompanhou os bugueiros até a apresentação da nova Tirolesa Pública de Caucaia, que fica no Cauípe. O equipamento turístico atende às normas internacionais de segurança e tem licenciamento ambiental para o exercício das atividades.
Na ocasião, o projeto de lei foi assinado pelo prefeito Vitor Valim e tem o objetivo de formalizar e regularizar a atividade de 189 bugueiros em Caucaia. A ação garante os direitos dos trabalhadores e fortalece a segurança dos turistas e visitantes dos passeios. As permissões de uso possuem 10 anos de validade, sendo possível a prorrogação por mais 10 anos.
"Nada melhor do que o tempo para mostrar e reafirmar o nosso compromisso com os bugueiros. 189 bugueiros saíram da informalidade e vão poder trabalhar de forma tranquila e levar o sustento para suas famílias. Com essas permissões, será até mais fácil conseguir um crédito bancário para a aquisição de novos veículos. Além disso, os turistas, visitantes e moradores de Caucaia vão poder ter acesso a uma tirolesa totalmente segura e construída de acordo com as normas técnicas internacionais. Isso garante muito mais segurança e fortalece o nosso turismo", reforçou o prefeito Vitor Valim.
José Auri (Liu), vice-presidente da Associação dos Bugueiros de Caucaia, participou do ato de assinatura das permissões dos bugueiros e da apresentação da tirolesa e ressaltou o apoio que a categoria recebeu da prefeitura. "Me sinto muito grato por essas permissões e agradeço o apoio da prefeitura que nos deu o auxílio durante o período que a tirolesa antiga ficou parada. A gente não ficou desamparado e agora temos essa permissão que nos dá mais tranquilidade e segurança", frisou o permissionário.
"Nós estávamos precisando de pessoas de compromisso. O prefeito falou que ia fazer e fez, e hoje está entregando a nós a nossa vitória", agradeceu a bugueira Neidinha Santos, que há mais de 7 anos trabalha na atividade.
Além da assinatura das permissões, os bugueiros puderam, em primeira mão, conhecer e usufruir com suas famílias da Tirolesa Pública de Caucaia. Com esse equipamento público, será possível gerar mais renda e promover o fortalecimento do turismo no município. 50% do valor arrecadado com o uso da tirolesa será destinado aos bugueiros permissionários e 50% será destinado para o Fundo do Meio Ambiente de Caucaia, que irá reverter para a fiscalização e urbanização das Cristalinas e do Cauípe, seguindo todos os critérios ambientais, fomentando o turismo e incentivando a geração de emprego e renda no município.
Tirolesa
A nova tirolesa foi instalada às margens do rio Cauípe. O equipamento conta com uma altura de 10 metros em seu ponto mais alto, um percurso total de 200 metros de descida onde cada usuário fica suspenso por dois cabos de aço simultaneamente. O percurso dura em torno de 22 segundos, e pode atingir uma velocidade média de 30 km. São quatro pontos de descida, podendo atender o mesmo número de turistas, de até 110 kg cada pessoa. Será licitada uma empresa, que fará a gestão do equipamento, que deve começar a funcionar no segundo semestre deste ano. Detalhes como horário de funcionamento e valor de cada passeio serão definidos após esse procedimento.
Saiba mais
A construção do equipamento foi um compromisso firmado pela gestão com o meio ambiente e com os bugueiros e barraqueiros do Cumbuco, Lagoa das Cristalinas e Cauípe para substituir uma antiga estrutura, que não atendia aos parâmetros técnicos e legislação ambiental e que foi interditada em outubro de 2021.
Agora, a região do Cauípe conta com um novo equipamento, Tirolesa Pública de Caucaia, que garante a segurança e lazer dos visitantes, e representa um novo atrativo para o trade turístico.