Atualmente, 1364 alunos com algum Transtorno do Espectro Autista (TEA) são atendidos pela rede municipal de ensino. Eles representam 69% dos alunos que compõem a educação especial no município. Durante todo ano, esse público já é beneficiado por uma série de ações da Coordenadoria de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Caucaia (SME), que neste mês de abril conta com uma programação especial.
Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre Autismo, comemorado no dia 02 de abril, a SME realiza a III Semana de Conscientização sobre Autismo. Entre os dias 3 e 20 de abril, uma série de atividades foram planejadas, envolvendo alunos e professores. De acordo com Rogéria Nadja Nascimento, coordenadora de Educação Especial, o objetivo é promover conhecimento e sensibilização. "O objetivo maior é aproveitar essa semana destinada à conscientização para promover o conhecimento acerca do transtorno e sensibilizar sobre a importância do respeito e convivência com todos aqueles que têm algum transtorno do espectro autista. Para isso, vamos promover atividades com alunos e comunidade escolar sobre direitos, e também promover a interação desses estudantes juntamente com os demais", destaca.
A abertura da III Semana de Conscientização sobre Autismo aconteceu nesta segunda-feira (03), juntamente com a primeira atividade, com os professores da Educação Infantil. Nesta terça-feira (04), é a vez dos professores dos Anos Iniciais e Finais. Na quarta-feira (05), o destaque é a manhã de autógrafos com o autor do livro Minha História de Vida, do estudante Rafael Rodrigues, que também é autista e aluno da educação especial de Caucaia. Na mesma data haverá uma palestra sobre "Cuidado com excesso de estímulo visual para crianças com TEA e uma Roda de Conversa sobre "Transtorno Do Espectro Autista, compreender para incluir", no Auditório da SME.
No dia 20, acontece a culminância de todas essas atividades, com a palestra "Autismo: estratégias e intervenções", ministrada pelo professor e mestre Wilson Candido Braga, no Centro de Formação e Avaliação (CENFA). "As ações também são voltadas para as famílias, estudantes, docentes, então o objeto é levar informação, sensibilização e conhecimento sobre o respeito às diferenças", finaliza Rogéria.
Saiba mais
Atualmente, a SME dispõe de uma série de iniciativas que visam atender de forma especializada crianças com necessidades especiais durante todo o percurso de escolarização. Entre elas, as 62 salas de recursos multifuncionais, com pedagogos com especialização no atendimento especializado.
Além disso, o órgão mantém dois espaços específicos voltados para a educação especial. São eles o Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE), que funciona na Escola Flávio Marcílio, no bairo Vicente Arruda e Núcleo de Atendimento Educacional Especializado de Caucaia (NAEESC), este funciona na escola 07 de Setembro, no bairro Parque Guadalajara. Ambos contam com equipe multidisciplinar com pedagogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos e fisioterapeutas.
A SME também conta com profissionais de apoio, popularmente conhecidos como cuidadores, que assistem as crianças em relação às atividades de alimentação, higiene e locomoção em escolas do município.