O Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) registrou, no último sábado (01/04), na praia do Cauípe, o resgate de uma tartaruga da espécie Eretmochelys imbricata, popularmente conhecida como tartaruga de pente. O animal foi resgatado com a ajuda de dois pescadores locais. De acordo com o IMAC, a tartaruga fez um ninho na região e, quando estava no caminho de retorno para o mar, ficou desorientada e foi em direção a uma lagoa pequena, que fica entre o mar e a grande lagoa do Cauípe. Após avaliação do animal pelo IMAC, a tartaruga foi retirada da lagoa e devolvida ao mar.
O IMAC informa que a população pode ajudar a monitorar a vida marinha e costeira do município de Caucaia e proteger os ninhos das tartarugas. Para isso, é preciso entrar em contato com o Whatsapp (85) 98108-0778 e informar onde foram avistados ninhos e encalhes de animais vivos ou mortos.
No caso de registros de desovas de tartarugas, após identificação, os ninhos são sinalizados e monitorados para proteção dos ovos, que levam até 60 dias para serem rompidos pelos filhotes.
Monitoramento de tartarugas
A Prefeitura de Caucaia, por meio do Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), segue como o primeiro município do Ceará e o segundo do Brasil a ter autorização ambiental para monitorar ninhos de tartarugas. A prefeitura realiza esse trabalho em todo o litoral caucaiense, que tem 31,8 km de extensão. Essa conquista se deve ao investimento em ações de preservação e monitoramento desenvolvidas pela gestão municipal atual.