Com o tema "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia", foi realizada, nesta sexta-feira (30), a 11a Conferência Municipal de Saúde. Organizada pela Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Conselho Municipal, o
Para além do tema central, os participantes foram agrupados para discurssão de quatro eixos: I - O Brasil que temos. O Brasil que queremos;
II - O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; III - Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia;
IV - Amanhã vai ser outro dia para todos, todas e todes.
Participaram do evento, Zózimo Medeiros, titular da Secretaria Municipal de Saúde de Caucaia; Afrânio Júnior, secretário adjunto; Francisco Ernande, presidente do Conselho Municipal de Saúde; Verônica Moraes, gerente da Área Descentralizada de Saúde (ADS) de Caucaia, Sayonara Cidade, presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará e Francisco Caminha, secretário interino e representante da Prefeitura de Caucaia.
Francisco Caminha, secretário interino e represente da Prefeitura de Caucaia no evento, abordou a importância de cada um nos avanços da saúde no município. "Todos que estão aqui amam cuidar do outro e priorizam a saúde do todo", afirma.
O objetivo da conferência é, de forma coletiva, avaliar junto com os usuários, trabalhadores de saúde, gestores e prestadores de serviços, as demandas para o aperfeiçoamento da Política de Saúde na cidade. Na oportunidade, será realizada a construção de indicativos do Plano Plurianual (PPA) do município, bem como serão elencadas as propostas para a Conferência Estadual de Saúde.
Francisco Ernande, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Caucaia, ressaltou a importância do evento. "A conferência culmina uma construção que já vinha acontecendo em momentos importantes de participação coletiva nas pré-conferências, contemplando as mais variadas formas e sujeitos dentro de uma pluralidade", celebrou.
Já o secretário de Saúde de Caucaia, Zózimo Medeiros, destacou a importância dos participantes. "As vozes que aqui ecoam, hoje, são responsáveis pelo SUS que temos e serão responsáveis pelas próximas resoluções. Por isso, este momento é muito importante", disse.
De 02 a 20 de março, foram realizadas as pré-conferências municipais de saúde, que foram abertas ao público em geral e foram divididas entre os territórios: sede, praia, sertão e grande jurema .
Os encontros tiveram como objetivo avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas e a escolha dos delegados e delegadas que participaram da etapa municipal.
Saiba mais
A 11ª Conferência Municipal de Saúde de Caucaia é uma instância de participação da comunidade na Gestão do SUS, realizada a cada quatro
anos, com a apresentação de vários segmentos sociais.