Os estudantes caucaienses foram convidados a dar um passo a mais em suas trajetórias e formação cidadã. Através da Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Ouvidoria-Geral do município, a Prefeitura de Caucaia lançou, nesta quinta-feira (23), o programa Jovem Ouvidor. O objetivo é inserir os jovens no dia a dia das escolas, propondo sugestões para a melhoria dos serviços públicos educacionais.
O evento aconteceu na quadra da escola municipal Nair Guerra, uma das seis escolas contempladas na primeira fase do programa. Para Séphora Barcelos, Ouvidora-Geral de Caucaia, o projeto vai promover o o sentimento de pertencimento, além de favorecer o exercício da ética e da cidadania. "O nosso anseio é chegar mais próximo dos nossos alunos, e colher deles aquilo que eles realmente pensam a respeito da gestão, de ser cidadão, nos ajudando a entregar um serviço de excelência e qualidade a todos os nossos alunos", disse.
Já o Secretário de Educação, Sérgio Kobayashi, espera que esse projeto possa solidificar ainda mais o aprendizado dos participantes "Nós temos temos que educar os jovens a saber o que existe de fato e o que existe de direito em relação à cidadania. Começando dessa idade com certeza serão melhores cidadãos, e com a parceria da Ouvidoria-Geral, isso com certeza vai passar a ser ainda mais realidade dentro de Caucaia", disse.
Agora, os alunos serão treinados com uma formação específica a fim de desenvolver com sucesso a atividade de jovem ouvidor. Na primeira fase, além da escola Nair Guerra, o EEIEF Flávio Marcílio, EEIEF Affonso de Medeiros, EEIEF Antonio de Miranda, EEIEF Erbe Teixeira e EEIEF Pedro Laurindo serão contempladas. Posteriormente o projeto deve se estender a todas as 185 escolas municipais. Os jovens cumprirão mandatos de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.
Lara Oliveira, aluna do 8º ano da escola Pedro Laurindo de Oliveira, é uma das alunas escolhidas para exercer o cargo de jovem ouvidora. Ela espera contribuir cada vez mais para o dia a dia da escola onde estuda desde a 1ª série: "Vai ser uma experiência muito boa. Eu gostei muito. Eu acho que vai ser muito bom, porque esse projeto também é muito bom. No futuro, eu espero que a gente escute ainda mais os alunos, isso com certeza vai ajudar a escola!", deseja.