Nesta quarta-feira (15), o Prefeito de Caucaia, Vitor Valim, recebeu os executivos da empresa Portocem Energia S.A, vencedora do primeiro Leilão de Reserva de Capacidade de Potência (CRCAP), realizado no dia 21 de dezembro de 2021 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) para produzir 1.572MW. "Estamos com os executivos, diretores da Portocem, que vão fazer um grande investimento aqui no nosso município de Caucaia, são quase R$ 5 bilhões, geração de emprego, arrecadação para o município, para desenvolver cada vez mais entregas para a nossa cidade", disse Vitor Valim.
O CEO da Portocem, Roman Dias, afirma que a empresa está feliz com essa parceria. "Vamos gerar um pouco mais de 1.700 empregos diretos para a região. Espero que a gente consiga ser vitorioso na implantação desse e outros empreendimentos no estado", deseja. A previsão é que as obras de implementação, que englobam a construção de estruturas, além da montagem dos equipamentos elétricos e mecânicos comecem em abril. Quando iniciarem a operação, a expectativa é a criação de oportunidades de emprego em cargos técnicos, exigindo profissionais especializados e operadores ou mantenedores.
A usina termelétrica a gás será instalada na Zona de Processamento da Exportação do Ceará (ZPE Ceará), localizada no município de Caucaia. O empreendimento conta com investimento de cerca de R$ 5 bilhões, e deve entrar em operação comercial em julho de 2026. O empreendimento receberá gás natural de uma Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação (FSRU) que será afretada pela Portocem e ficará permanentemente atracada dentro da área abrigada do Porto de Pecém, no Ceará.
Saiba mais
Em novembro de 2021, o Prefeito de Caucaia, Vitor Valim, ao lado do então Governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou a ampliação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Com quase 2 mil hectares, o anúncio representou a chegada de novos investimentos para o município. Na mesma ocasião, Vitor Valim anunciou a redução de impostos para que novas empresas se instalem no município, diminuindo o Imposto Sobre Serviço (ISS) de 5% para 2% em empresas que se instalarem na ZPE 2.