Na próxima terça-feira (21) a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST), realiza o primeiro seminário municipal "Cultura, Representatividade e Resistência Étnico-Racial no Brasil". O evento acontece no auditório do Parque Botânico, das 08h às 12h para todos os convidados, e das 13h30 às 16h para Conselheiros Tutelares, representantes de conselhos municipais e da SDST. Entre os palestrantes, está a Secretária Estadual de Igualdade Racial, Zelma Madeira.
De acordo com Duane Brasil, assistente social da SDST, o evento nasceu como uma forma de referenciar o Dia de Luta Contra a Discriminação Racial, comemorado em 21 de março. Na mesma data, se celebra o Dia Nacional das Tradições Africanas. Vale lembrar que Caucaia é o município cearense com o maior número de indígenas, além de quilombolas e povos do campo, também tradicionais caucaienses.
"O objetivo é pautarmos e discutirmos o racismo, o racismo estrutural, construirmos possibilidades de atuação contra a discriminação racial. Para isso, nós teremos uma mesa de abertura com lideranças de povos e comunidades tradicionais, no sentido de dar visibilidade a esses diversos povos, nas suas diversidades", disse Duane.
Ainda segundo a SDST, o evento contará com uma oficina sobre povos e comunidades tradicionais para as equipes que trabalham com acolhimento institucional e o acolhimento familiar, bem como Conselheiros Tutelares. "O objetivo é que a gente possa dar visibilidade, dizer quem são esses povos, conversar sobre eles, trazer o tema da discriminação racial para que a gente construa possibilidade de atuação do serviço público no combate à discriminação racial", finaliza Duane.
Serviço
Seminário Cultura, Representatividade e Resistência Étnico-Racial no Brasil
Data: 21/03 (terça-feira)
Horário: 08h às 12h e 13h30 às 16h
Local: Auditório do Parque Botânico do Ceará, Estr. José Aragão e Albuquerque, S/n - Itambé, Caucaia - CE, 61629
Realização: Prefeitura de Caucaia