O Ceará deve receber mais de 130 mil turistas no feriadão do Carnaval, segundo estimativa da Secretaria do Turismo do Ceará (SETUR). A praia do Cumbuco, que fica no litoral de Caucaia, região metropolitana de Fortaleza, é uma das mais procuradas. A tranquilidade e as belezas naturais são os principais atrativos do local.
Além disso, o Cumbuco é um destino ecológico. A praia é a única do Ceará a ter a certificação Bandeira Azul, uma chancela ecológica internacional que garante a prática de políticas públicas que visam a preservação ambiental da região.
Para a secretária de Turismo e Cultura de Caucaia, Lívia Holanda, os investimentos em infraestrutura e capacitação do trade turístico local têm dado bons frutos. "É reconhecimento do nosso trabalho esse resultado, ser um dos destinos do Ceará mais procurados no Carnaval. Isso é resultado do esforço e trabalho de promoção turística feito pela Prefeitura de Caucaia nos últimos anos, e também pela qualidade dos serviços ofertados. A nossa expectativa é que o turista chegue ao Cumbuco e encontre uma opção diferente de lazer nesse período, onde ele possa desfrutar dos nossos atrativos, fomentando a economia local. É assim que pretendemos elevar ainda mais nosso turismo, envolvendo toda a cadeia produtiva e gerando cada vez mais renda para o nosso município", garantiu Lívia.
De acordo com o Departamento de Estudos e Pesquisas da SETUR, a ocupação da rede hoteleira no Ceará deve atingir 87,1%, distribuída em flats (89,3%), seguida por hotéis (88,5%), albergues (81,7%) e pousadas (78,4%). O levantamento identificou ainda que, em boa parte dos flats e hotéis, as taxas de ocupação podem chegar a 100%.
Em relação aos locais mais buscados, Jericoacoara está em primeiro lugar, com 96,6% da preferência dos turistas, após está a busca por Guaramiranga, com 93,3%, Canoa Quebrada (90,5%), Cumbuco (89,5%), Flecheiras/Mundaú (88,2%), Porto das Dunas (88,1%) e Praia das Fontes/Morro Branco (82,5%).
Bandeira azul
A certificação ecológica Bandeira Azul é considerada o maior prêmio ecológico internacional concedido às praias, marinas e embarcações de turismo. Para se qualificar, o município deve atingir uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, que devem ser mantidos e comprovados anualmente.